A um dia do fim, Enem tem 3,8 milhões de inscritos

Número está bem abaixo da projeção inicial do Inep, que era de 7 milhões até esta sexta-feira

O último balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 18h desta quinta-feira (16), mostra que 3,8 milhões de estudantes realizaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para atingir a projeção inicial do Inep, 3,2 milhões terão de se inscrever até 23h53 desta sexta (17), quando se encerra o prazo. O estado com mais cadastrados segue sendo São Paulo, com 826.847 alunos, seguido por Minas Gerais, com 410.271. Acre e Roraima, com pouco mais de dez mil inscritos cada um, são os que têm menor adesão em termos absolutos.

A alta estimativa inicial é explicada pela mudança de papel do Enem, que passa a ser adotado como método de seleção em dezenas de universidades federais. Além disso, o exame é obrigatório para quem quer concorrer a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição de R$ 35. Cada candidato receberá em sua residência um cartão de confirmação com local, data e horário das provas, além do manual de instruções.

A partir deste ano, o Enem será aplicado em dois dias, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 3 de outubro (um sábado), as provas serão de ciências da natureza e ciências humanas, privilegiando o caráter interdisciplinar que o Ministério da Educação quer para a prova. No dia seguinte, haverá testes em linguagens e códigos, matemática e a redação.

Os resultados serão conhecidos na segunda quinzena de 2010.