A poucos dias do fim, anistia a estrangeiros beneficia 37 mil

São Paulo terá atendimento facilitado na região central para aqueles que ainda não tenham aderido ao programa

Os estrangeiros residentes no Brasil que possam ser contemplados pela anistia têm até 30 de dezembro, uma quarta-feira, para fazerem a solicitação do benefício. Todos os que ingressaram no país até 1º de fevereiro e estejam em situação migratória irregular podem requerer residência provisória por dois anos.

Para facilitar o processo, a Polícia Federal eliminou a necessidade de agendamento para aqueles que vivem em São Paulo. O atendimento, nesses casos, será feito nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, das 8h30 às 16h, apenas no prédio próximo ao Metrô República (Rua Aurora, 955). Nas demais cidades e para aqueles que tenham agendado atendimento, tudo está mantido como antes.

Os dados registrados até o momento estão dentro das projeções do Ministério da Justiça, que é alterar a situação de 50 mil estrangeiros com o programa. Os grandes beneficiados são os bolivianos, que até agora ingressaram com 15 mil pedidos, quase todos em São Paulo. Em seguida vêm chineses (5.197), peruanos (4.215) e paraguaios (3.699). O total de estrangeiros que obtiveram anistia é de 37.687.

A fim de facilitar os pedidos, o governo federal reduziu taxas e cortou exigências. Agora, basta ao requerente apresentar qualquer documento que ateste o ingresso em território nacional até 1º de fevereiro, duas fotos 3 x 4 e as taxas devidamente quitadas (somadas, ficam em R$ 95,63).

Os beneficiados terão direito a circular livremente pelo país, acesso a trabalho remunerado e aos sistemas de saúde, educação e justiça.

Leia também

Últimas notícias