Jovem de 14 anos não vacinado contra covid-19 morre à espera de vaga em UTI

O adolescente tinha paralisia cerebral e estava há dois dias na unidade mista de saúde de São Tomé, interior do Rio Grande do Norte

Reprodução/Saiba Mais
Reprodução/Saiba Mais

São Paulo – Um jovem de 14 anos com covid-19 morreu nesta sexta-feira (28) na fila de espera para internação em UTI pediátrica. O adolescente tinha paralisia cerebral e estava há dois dias na unidade mista de saúde de São Tomé, interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, não há registro de vacinação do menino contra a covid-19 na plataforma RN Mais Vacina nem no Conecte-SUS, do Ministério da Saúde. Na tarde desta sexta (28), as UTIs pediátricas estavam lotadas no estado. São 13 no total, sendo 10 em Natal, no Hospital Maria Alice Fernandes, e outras três em Mossoró, mantidas em parceria do governo do estado com o Hospital Wilson Rosado.

De acordo com a plataforma RN Mais Vacina, 10% das 301.583 crianças entre 5 e 11 anos vacinaram-se contra a covid-19. Outros 266.056 entre 12 e 17 anos (83%) receberam a primeira dose. Mas, no total, 44% do público alvo infantojuvenil ainda não recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19.

Leia reportagem completa no site Saiba Mais

Mortes pela covid-19 seguem em alta e país acumula recorde de casos

Desse modo, as autoridades da saúde alertam para a importância da vacinação. Isso porque, atualmente, a maioria dos pacientes com covid-19 internados em estado grave é de pessoas não vacinadas ou com vacinação atrasada.

Além da UTI pediátrica, o Rio Grande do Norte também tem fila de espera para pacientes adultos com covid-19 em estado grave que aguardam vaga para leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s). São 32 pessoas na fila de espera e 24 leitos disponíveis. A maior concentração está na região metropolitana de Natal, onde há 25 pacientes no aguardo e 23 vagas para internação.