Às 21h

TVT exibe último episódio da série sobre Paulo Freire

Foram cinco episódios semanais contando a história, as origens e as influências do educador

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Parceria com SescTV mostrou diversos aspectos da vida e obra do educador brasileiro

São Paulo – A TVT exibe a partir das 21h deste sábado (6), em parceria com o SescTV, o último de cinco episódios da série Paulo Freire – Um homem do mundo, sobre o mais conhecido educador brasileiro. “O mundo não é, está sendo” aborda as bases de formação e do pensamento do pedagogo.

O episódio de hoje mostra ainda sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos por meio dos dramaturgos. Além disso, o cantor e compositor Chico César conta que se debruçava sobre os ensinamentos de Paulo Freire desde menino, na Paraíba. Fez até música para o educador.

Dirigida por Cristiano Burlan, a série documental começou com “A Formação do Pensamento”, que tratou das origens e das influências para a concepção da chamada Pedagogia do Oprimido. Outro episódio, “As 40 horas de Angicos”, contou a experiência de alfabetização realizada no sertão do Rio Grande do Norte. A TVT apresentou ainda os episódios “O exílio” (sobre o período vivido na Suíça após o golpe de 1964) e “Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido” (sobre seu retorno ao Brasil). O programa também será exibido no domingo, às 14h.

Paulo Reglus Neves Freire chegaria ao centenário neste ano. Ele nasceu em Recife na manhã de 19 de setembro de 1921. Morreu também na manhã de 2 de maio de 1997, em São Paulo.


Leia também


Últimas notícias