Eleições 2018

ONU mostra que 81% dos brasileiros querem mais mulheres na política

Dados fazem parte da plataforma Brasil 50-50, feita pela ONU Mulheres pelo Ibope. Para especialistas, o caminho passa pela ampliação da presença feminina no Legislativo e na administração pública

TVT/Reprodução

De acordo com a ONU Mulheres, pesquisa foi feita em 141 municípios e contou com a participação de 2.002 pessoas

São Paulo – De acordo com levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, em parceria com o Ibope, para 81% dos brasileiros só é possível conseguir melhorias nos serviços públicos com presença maior de mulheres na política e em outros espaços de poder. Com a aprovação da opinião pública, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, destaca, durante o lançamento, na sexta-feira (14), da plataforma Brasil 50-50, que busca adesão de candidatura com políticas de promoção da igualdade, que o desafio é estabelecer o reconhecimento da demanda com a prática.

“Eu sou do 80%, então tenho que ser congruente. Tenho que fazer acontecer, votando em mais mulheres e em nomes de promotores da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres”, analisa Nadine. A pesquisa aponta ainda que entre os 2.002 participantes que responderam ao questionário em 141 municípios, 77% afirmam que o Parlamento precisa ser ocupado igualmente por mulheres e homens.

No lançamento do estudo, as especialistas avaliaram que para garantir a participação de mulheres é preciso uma ampla reforma política e criticaram que a única Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/2015, que tratava da reserva de vagas, não de candidaturas, tenha sido vetada pelos parlamentares no ano passado. E isso depois que, segundo a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lossio, já haviam reduzido a proposta original de 30% para 10% de vagas. 

Assista à reportagem completa: