hipotermia

Morador de rua morre na madrugada mais fria do ano na capital paulistana

Homem de 55 anos foi encontrado no bairro do Belém, na zona leste da capital, onde termômetros chegaram a registrar 3,4º C

Danile Caron/ FAS/ PMC

Prefeituras realizam buscas ativas para resgatar pessoas em situação de rua do frio

São Paulo – O frio intenso que atinge o Centro-Sul do Brasil começa a fazer vítimas nas regiões Sul e Sudeste. A massa de ar polar que cobre a região vem trazendo recordes de temperaturas baixas. Na madrugada de hoje (10), os termômetros de São Paulo registraram média de 5,5º C, menor marca dos últimos cinco anos. No Belém, na zona leste da capital, o morador de rua paranaense João Carlos Rodrigues, de 55 anos, foi encontrado morto, com suspeita de hipotermia.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, nas proximidades de onde o homem foi encontrado, os termômetros chegaram a registrar 3,4º C. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) alega que realiza buscas ativas para direcionar cidadãos de toda a capital para abrigos quando as temperaturas ficam inferiores a 13ºC, mas não existe registro da entrada de Rodrigues.

Ao ser abordado por profissionais da secretaria, o morador de rua pode se recusar a ser encaminhado para um abrigo. A SMADS diz que vem atuando no Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, e neste ano já realizou 247.753 acolhimentos –apenas nesta madrugada, 10.900 pessoas foram localizadas pela busca ativa e direcionadas para um dos 79 Centros de Acolhida da capital.

A cidade de São Paulo tem 11.200 vagas fixas para acolher moradores em situação de rua. A prefeitura diz que existe a possibilidade da abertura de alojamentos de emergência e que a orientação é para que a população acione a prefeitura por meio do telefone 156, abrindo solicitação na Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape). O atendimento funciona 24 horas por dia.

O caso de Rodrigues não foi o primeiro nesta onda de frio. Um homem de 48 anos foi encontrado morto ontem (9) em Balneário Camboriú (SC). A prefeitura informou que não existe registro dele em nenhum abrigo, e não sabe confirmar ainda se ele de fato estava em situação de rua. O estado tem registrado as temperaturas mais baixas do país. A cidade serrana de Urupema chegou a marcar 7,2º C negativos.

Em Curitiba, a Defesa Civil também vem trabalhando na Operação Inverno. O programa funciona com voluntários da sociedade civil que realizam as buscas ativas para encaminhar moradores em situação de rua para abrigos. A capital paranaense registrou temperaturas negativas nos últimos dias. Estão disponíveis 1.317 vagas em 18 unidades especializadas. A prefeitura ainda informa que, havendo necessidade, pode recorrer a abrigos emergenciais.

Em 15 dias de operação, mais de 510 pessoas se inscreveram para atuar junto aos cidadãos. “O voluntário precisa ser sensível à problemática da pessoa em situação de rua e trabalhar junto com a nossa equipe na hora de tentar convencer pessoas a saírem daquele risco para um local protegido”, explicou a coordenadora de Atenção à População em Situação de Rua da Fundação de Ação Social (FAS). O curitibano voluntário Adriano Quengi afirma que sabe das dificuldades. “Tem pessoas abordadas que não aceitam o acolhimento, mas estou preparado. Tanto para o frio como para as situações que vamos encontrar e espero fazer a diferença na vida de alguém.”

A previsão do tempo para os próximos dias é de ainda mais frio. Em São Paulo, os termômetros podem marcar em média 3º C no domingo. Em Curitiba, são esperadas temperaturas negativas na casa dos -2ºC.

Com informações das prefeituras de São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú


Leia também

Últimas notícias