governo aberto

Prefeitura de São Paulo abre consulta on-line para Política de Participação Social

Regras vão fortalecer e integrar mecanismo de participação social. Sugestões podem ser feitas pelo site da prefeitura de São Paulo

PMSP

Qualquer um pode contribuir com Política de Participação Social no site da prefeitura de SP

São Paulo – Está aberta a consulta pública on-line para a construção da Política de Participação Social, na cidade de São Paulo. No site da prefeitura, já é possível contribuir com sugestões, em três eixos que foram discutidos em reuniões presenciais: Objetivos e Princípios, Processos Eleitorais e Conferências. Ao todo, serão oito eixos que definem regras para dialogar com a população sobre como organizar e sistematizar a Participação Social na cidade. As consultas estão abertas desde agosto e vão até dezembro deste ano.

A coordenadora de Participação Social da prefeitura de São Paulo, Maria José Scardua, diz que a democratização da gestão é dever do estado, e direito de todo cidadão. “A constituição da participação vai ser participativa”, afirmou.

Ela lembra que já existem mecanismos de participação social, mas que essa política pretende integrar e fortalecer as esferas de participação, como as conferências temáticas, o Conselho da Cidade, os conselhos participativos das subprefeituras e os conselhos setoriais, como o da Saúde.

Maria Scardua explica que o intuito da Política de Participação Social, “é fazer com que esses espaços se fortaleçam e que as pessoas se apropriem deles e, principalmente, que eles dialoguem. Que uma conferência dialogue com um Conselho. O que sair como demanda, na conferência, que o conselho comece a cobrar, na gestão.

Nos próximos meses, serão debatidos temas como Ciclo do Planejamento e Orçamento Participativos, Conselhos Municipais, Consultas e Audiências Públicas, Participação Digital e Ouvidorias e Canais de Atendimento.

 

Leia também

Últimas notícias