Luto nas artes

Morre em São Paulo o ator e diretor teatral Antônio Abujamra

Abu, como era conhecido o dramaturgo, tinha 82 anos e deixa dois filhos e dois netos

arquivo/cmais.com.br

Irreverência e humor crítico em relação a tabus sociais eram marcas de Abujamra

São Paulo – O ator, dramaturgo e diretor de teatro Antônio Abujamra morreu hoje (28) aos 82 anos vítima de infarto. O apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, era conhecido no meio artístico como Abu e deixa dois filhos e dois netos. O corpo será velado no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. Até o começo da tarde, a família aguardava a chegada do filho, o também ator e músico, André Abujamra, para liberação do corpo. André estava em Brasília.

O corpo de Abujamra será cremado amanhã (29), no Crematório de Vila alpina, na zona leste da cidade de São Paulo.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou nota de pesar, lamentando a perda do ator e diretor teatral, destacando sua trajetória artística. “Com imenso pesar, recebemos a notícia da morte do ator e diretor teatral Antônio Abujamra, ocorrida na manhã de hoje, 28, em São Paulo.”

Na homenagem ao ator, o ministro Juca Ferreira destacou sua importância em diversos campos da arte, especialmente o teatro e o audiovisual. Isso ocorreu durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal.

Juca Ferreira manifestou os “mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e aos admiradores de Antônio Abujamra e de sua obra”.

Em sua página no Facebook consta que a irreverência era um traço marcante das suas encenações, além de um humor crítico em relação a tabus sociais. A carreira de Abujamra teve início em Porto Alegre, onde atuou na peça Assim é que parece, uma produção do teatro amador universitário da capital gaúcha.

O ator nasceu em Ourinhos (SP), em 1932, e teve uma vida dedicada ao teatro. Era conhecido como um dos introdutores dos métodos de Bertold Brecht nos palcos brasileiros. Participou dos grandes movimentos de inovação teatral no Brasil.

A concepção transformadora da arte é um dos seus princípios como artista, manifestada no Teatro Oficina, no Grupo Decisão, Teatro Livre, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e em tantos outros grupos ou palcos pelos quais passou, inclusive no programa Provocações, da TV Cultura, que Antônio Abujamra apresentou nos últimos 14 anos.

Leia também

Últimas notícias