Democratização

TVT é autorizada a ter canal HD com antena na Avenida Paulista

Autorização foi concedida pela Anatel. Mudança ampliará alcance e qualidade do sinal

Sanches: é mais um passo no caminho da democratização da comunicação no país

São Paulo – A TVT deve instalar em até 90 dias uma nova antena de transmissão na Avenida Paulista. A medida, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ampliará o alcance da emissora na Região Metropolitana de São Paulo, com sinal digital, no canal 44 UFH.

O presidente da FundaçãoSociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, mantenedora da emissora, Valter Sanches, afirma que a conquista é mais um passo na democratização da comunicação. “É uma batalha longa, porque se a gente contar o período desde a aprovação no Congresso Nacional, quando foi  ratificada  nossa concessão e a nossa outorga, em julho de 2012 , já faz quase um ano e meio. É mais passo na democratização da comunicação no Brasil.”

Leia também

O resultado da consulta pública, iniciada em agosto, reorganiza os canais com vistas a antecipar a implementação e a universalização dos canais HD em toda a Grande São Paulo. O Ministério das Comunicações pretende extinguir o sinal analógico já em 2015, desde que até lá esteja contemplada a disponibilidade de aparelhos pelos usuários. “A aquisição de televisores e conversores HD tem sido mais rápida do que o ministério esperava”, observa Sanches.

A TVT poderá implementar seu canal digital com o deslocamento da transmissão, atualmente feita a partir de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, deslocada para a Avenida Paulista. “Vamos transformar a antena de Mogi da cruzes numa retransmissora. Assim, a TVT vai ter abrangência em toda a Grande São Paulo.”

Leia também

Últimas notícias