Dilma, Cristina e Evo assistem à última missa do papa no Rio de Janeiro

Jornada mundial

roberto stuckert filho/pr

Os três presidentes durante a missa em Copacabana

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff participou neste domingo (28), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, da Santa Missa pela Jornada Mundial da Juventude, celebrada pelo Papa Francisco.

Ao lado de Dilma também estiveram presentes a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o presidente do Suriname, Dési Bouterse, além do vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori.

Também participaram da missa o governador do estado, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Conciliação

A presidente argentina e seu falecido marido e antecessor no cargo, Néstor Kirchner, mantiveram uma relação tensa com Bergoglio, que em 2010 se tornou em um confronto aberto pela aprovação da lei que reconhece o casamento homossexual e a polêmica sobre o aborto.

Após a nomeação de Bergoglio como novo papa em março passado, tanto ele como a presidente deixaram de lado as diferenças e adotaram um tom conciliador que se mantém até o momento.

Cristina foi a primeira chefe de Estado a ser recebida por Francisco no Vaticano e na sexta-feira comparou o papa com Kirchner ao assegurar que ambos pediram aos jovens para se mobilizar e sair às ruas.

Com informações do Blog do Planalto e da Agência EFE

Leia também

Últimas notícias