Comissão da Verdade realiza em Porto Alegre audiência pública sobre Jango

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em parceria com a Comissão Gaúcha da Verdade e o governo do Rio Grande do Sul, realiza na próxima segunda-feira (18), […]

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em parceria com a Comissão Gaúcha da Verdade e o governo do Rio Grande do Sul, realiza na próxima segunda-feira (18), em Porto Alegre, a primeira audiência pública em 2013. Pela manhã, a CNV colherá relatos e documentos sobre graves violações dos direitos humanos cometidas durante a ditadura, incluindo testemunhos de pessoas presas e torturadas no estado no início dos anos 1970.

À tarde, a CNV debaterá a Operação Condor e o caso do ex-presidente João Goulart, o Jango, que governava o país em 1964 e, quando ocorreu o golpe, exilou-se no Uruguai. Representarão a CNV em Porto Alegre o coordenador da comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, além das integrantes da comissão Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso. A comissão estadual estará representada pelo coordenador Carlos Guazzelli e pelos demais integrantes.

A CNV já esteve nas cinco regiões geográficas brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) e realizou 11 audiências públicas em oito unidades da federação: Goiás, Distrito Federal (duas audiências), Rio de Janeiro (duas audiências), Pará (Belém e Marabá), Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Em Porto Alegre, a CNV já esteve três vezes: em outubro de 2012, para colher informações e documentos sobre a Operação Condor e realizar uma reunião de trabalho com a comissão estadual e comitês da sociedade civil; e em novembro passado, para recolher os documentos sobre o caso Rubens Paiva e Riocentro, entregues à Polícia Civil gaúcha pela família do coronel Júlio Miguel Molina Dias. Em fevereiro, a CNV se reuniu com a sociedade civil e a comissão estadual para organizar um plano de trabalho conjunto. A comissão estadual também esteve em Brasília para tratar da audiência.

Esta será a primeira audiência pública da Comissão Nacional da Verdade desde a completa instalação da Ouvidoria da CNV, que também estará na capital gaúcha para oferecer, no local, serviço de coleta de informações que ajudem nas investigações. 

Com informações da assessoria de imprensa da CNV

Leia também

Últimas notícias