Ex-presidentes comparecerão à instalação da Comissão da Verdade, nesta quarta

São Paulo – Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney confirmaram hoje (15) que comparecerão à cerimônia de instalação da Comissão da […]

São Paulo – Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney confirmaram hoje (15) que comparecerão à cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, em Brasília. O colegiado investigará as violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro entre 1946 e 1988. 

Os sete integrantes são o advogado José Carlos Dias (ex-presidente da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, secretário estadual da Justiça no governo Franco Montoro e ministro da Justiça durante o governo Fernando Henrique Cardoso), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, a advogada Rosa Maria Cardoso, que defendeu Dilma Rousseff durante a ditadura (1964-85), o procurador da República Cláudio Fonteles, a psicanalista Maria Rita Kehl, o advogado José Paulo Cavalcanti Filho, secretário-geral do Ministério da Justiça no governo de José Sarney, e o professor Paulo Sérgio Pinheiro, secretário de Direitos Humanos do governo Fernando Henrique Cardoso e atual presidente da Comissão Internacional Independente de Investigação da ONU para a Síria.

De acordo com o projeto de Lei número 12.528, que criou a Comissão,  o objetivo central é “efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. Além de investigar o passado, será atribuição do colegiado adotar medidas para e políticas públicas para prevenir violação de direitos humanos, além de assegurar a sua não repetição.

Para executar os trabalhos, a Comissão da Verdade poderá receber todos os documentos, testemunhos e informações, garantindo o anonimato das fontes. A requisição de qualquer dado público também está permitida. Ao final, todas as informações deverão se tornar públicas, exceto os nomes mantidos em sigilo por vontade do depoente.

Leia também

Últimas notícias