Terra Preta é ícone do Grajaú

Arithon Felipe, também conhecido como Terra Preta, iniciou-se no mundo da mÚsica no bairro do Jabaquara, Zona Sul De São Paulo, cantando em corais gospel pela influência de sua família. […]

Arithon Felipe, também conhecido como Terra Preta, iniciou-se no mundo da mÚsica no bairro do Jabaquara, Zona Sul De São Paulo, cantando em corais gospel pela influência de sua família. Enquanto criança, durante brincadeiras de escola, começou a ser chamado de Terra Preta, nome que o agradou por ser um nome forte. Acreditava ser um nome que todos gostariam após ouvir.

Em 1997 teve seu primeiro contato com a música de rua, através do rap, que abriu seus ouvidos a uma nova possibilidade musical. Começou então a fazer por brincadeira músicas similares àquelas que despertaram seu fascínio. Em 2000 começa a compor rap oficialmente. Porém, sempre deu à maior atenção as melodias de outros estilos musicais, onde descobriu que seria possível misturar a musicalidade de sua essência com a do rap.

Continuou sua carreira como MC no Grupo Rebelião Mental, já morando no bairro do Grajaú, onde fez diversas apresentações em escolas e quermesses locais. A partir disso conheceu o rapper Criolo Doido, que o convidou para acompanhá-lo em seus shows, abrindo novas portas para Terra Preta. No ano 2007, foi convidado pelo Criolo Doido a participar do Programa Central Da Periferia, da Rede Globo (apresentado por Regina Casé). A partir desta experiência também foi convidado a participar do Programa Som Brasil Vinicius de Moraes (também na Globo).

Durante este processo, trabalhava na produção de seu primeiro material fonográfico, um “demo” de baixa qualidade feita por ele e colegas que mesmo sendo distribuída de mãos em mãos teve uma boa repercussão dentro do mundo do Hip Hop. Foi convidado a participar do show do Espaço Rap da rádio 105fm, que foi gravado e se tornou o DVD Espaço Rap Especial (divulgado em todo Brasil). A partir desta repercussão, começou pensar que seria possível se profissionalizar enquanto músico, amadurecendo e confiando em seu potencial.

Em 2008, suas composições começam então a seguir uma tendência mais positiva no mercado musical, assim sendo começou a elaborar suas composições com a intenção da gravação de seu primeiro CD oficial “Homem de sorte”. Terra Preta acredita que todas as suas musicas são únicas, como filhos, e por isso dedica-se inteiramente a cada nova canção.

Durante este processo de criação, foi incentivado a participar do programa Astros, no SBT. Acreditou ser uma boa oportunidade para dar maior projeção ao seu nome na grande mídia oferecida pelo programa em rede nacional. Neste programa foi finalista em duas edições, tendo maior índice de audiência, quebrando as regras e cantando uma das suas composições na final, algo que nunca fora feito. Escolhido pelos jurados Arnaldo Saccomani, Carlos Miranda, Thomas Roth e Cyz, Terra Preta venceu o programa em julho de 2008.

Onde: CEU Navegantes, Cantinho do Céu, Grajaú (Rui Maria Moassab Barbour, s/n)

Quando: 16 de outubro das 15h às 17h

Quanto: Entrada Gratuita

Fonte: Periferia em Movimento