Teatro Municipal do Rio recebe exposição ‘Guerra e Paz’, de Portinari

São Paulo – Após duas horas de espera, num Rio de Janeiro ensolarado, o cansaço poderia ter tomado o lugar da emoção. Mas não. O adentrar no Teatro Municipal e […]

São Paulo – Após duas horas de espera, num Rio de Janeiro ensolarado, o cansaço poderia ter tomado o lugar da emoção. Mas não. O adentrar no Teatro Municipal e o silêncio espantoso das cerca de 750 pessoas que lotam a visita fazem jus à grandiosidade do protagonista, representado por duas de suas maiores obras. O espetáculo em questão não é uma peça de teatro. Tampouco um musical. São dois murais de Cândido Portinari, que compõem a exposição “Guerra e Paz”.

A apresentação dos imensos painéis – de 14 metros de altura cada – é precedida por um vídeo de direção de Carla Camurati, presidente do teatro, que expõe um pouco da história do pintor e dos murais na voz de Fernanda Montenegro.

Acontece
Quando: Até 6 de janeiro, das 10h às 22h
Onde: Teatro Municipal do Rio de Janeiro,  Praça Marechal Floriano, s/n – Centro

As obras, que estão em exposição desde 21 de dezembro, foram pintadas por Portinari em 1955 e 1956, sob encomenda do governo brasileiro como um presente à Organização das Nações Unidas (ONU). Expostas há mais de 50 anos na sede da ONU, em Nova York, os murais retornaram ao Brasil para passar por restauração. Em seguida, está sendo planejada uma turnê nacional e internacional até o retorno das obras às Nações Unidas, em 2013.

O público pode admirar as obras a cada duas horas, gratuitamente, mediante retirada de senha.

 

Leia também

Últimas notícias