Putz!

Neymar fora da Copa de 2014: fratura na vértebra

Joelhaço nas costas pode afastar o craque brasileiro por três a seis semanas, segundo o médico da seleção

Kai Försterling/EFE

Neymar deixa o campo após se lesionar na partida contra a Colômbia, que deve ser sua última no Mundial

Deu no SporTV, via Portal EBC.

Rodrigo Lasmar, médico da seleção, afirma que o camisa 10 do Brasil, Neymar, está fora da Copa do Mundo 2014. A informação foi veiculada pelo canal SporTV em entrevista com o integrante da comissão técnica. Lasmar revelou que o craque do time, de quem a seleção tem dependido para criar, ainda realiza exames no hospital São Carlos, para onde foi levado, em Fortaleza, antes do término da partida.

Uma tomografia computadorizada indica fratura na terceira vértebra lombar. A contusão é grave e limita os movimentos. A expectativa é de que Neymar fique fora dos gramados por três a seis semanas.

Disse o médico, segundo o site da Fifa: “Neymar passou por uma tomografia, sofreu uma fratura na terceira vértebra da coluna. Não é algo grave, que precisa se corrigir com cirurgia, mas ele sente dor e precisa de imobilização. Infelizmente não vai ter condições de jogar mais. Em termos de recuperação, serão algumas semanas imobilizado com a cinta para recuperação total dos movimentos.”

O Brasil venceu a Colômbia por 2 x 1 no Estádio Castelão, hoje (4). Mas Neymar deixou o gramado aos 41 minutos do segundo tempo. A sobra de uma bola veio para o camisa 10 que tentou dominar, mas recebeu um encontrão do lateral colombiano Zúñiga. O camisa 18 de Los Cafeteros entrou com o joelho em direção ao brasileiro, provocando a lesão.

Neymar foi substituído pelo zagueiro Henrique e saiu de maca urrando de dor, chorando muito. Houve um primeiro atendimento ao jogador ainda no estádio, mas o médico da seleção José Luiz Runco optou por realizar melhor avaliação do jogador no hospital.

Lasmar é médico do Atlético-MG e incorporou-se à equipe de saúde da comissão técnica para a Copa, ao lado de Runco e outros profissionais.

A região lombar possui cinco vértebras e é a região com maiores porções móveis. Uma lesão assim reduz muito as possibilidades de locomoção e movimentação das pernas de uma pessoa. Quanto menos correr, chutar e praticar esporte de alto rendimento.

O colombiano Zúñiga defendeu-se do enxame de jornalistas brasileiros e internacionais, dizendo que o lance foi normal, de jogo. “Não entrei pensando que ele iria fraturar. Estava defendendo minha camisa, meu país. Não entrei pensando em fazê-lo mal. Esperamos que não seja nada grave e que volte, pois é um excelente jogador.”

Mas fraturou e tirou O cara da Copa. Definitivamente, não precisava.

Antes que se crucifique o lateral direito, registre-se que o volante brasileiro Fernandinho foi responsável por pelo menos três entradas faltosas duras no camisa 10 colombiano, James Rodríguez. Nem Zúñiga nem Fernandinho chegaram a ser advertidos com cartão amarelo.

Neymar-dependência

A falta de efetividade ofensiva de Hulk, Fred e Oscar já eram motivo de preocupação para a torcida, que via excessiva dependência do time em relação a Neymar.

Se confirmado o afastamento, achar formas de a equipe criar jogadas de ataque será o principal desafio para o técnico Luiz Felipe Scolari para a partida com a Alemanha.