Leituras: Coreia do Sul não é tão exemplar assim

Para este feriado chuvoso – pelo menos no Centro Sul do país – indico a leitura de uma reportagem muito interessante publicada no portal iG. O texto, de Yan Boechat, […]

Para este feriado chuvoso – pelo menos no Centro Sul do país – indico a leitura de uma reportagem muito interessante publicada no portal iG. O texto, de Yan Boechat, mostra que o ex-tigre asiático também tem problemas em lidar com a pobreza urbana. A capital do país, Seul, vem sistematicamente expulsando aqueles que não conseguiram se beneficiar do crescimento econômico do país para distritos cada vez mais distantes. Essas pessoas moram em favelas tão precárias quanto as brasileiras.

As fotos, muito semelhantes a alguns bairros de São Paulo, mostram que a pobreza está presente em bairros nobres de Seul. Os barracos, feitos de madeira e placas de metal, parecem ainda mais cruéis em uma região onde neva no inverno.

O texto chamou a atenção por mostrar que crescimento econômico não é o mesmo que desenvolvimento. A Coreia continua sendo um país rico que, entretanto, mantém bolsões de pobreza. Isso é um exemplo para o Brasil: sem políticas de combate a pobreza, o tamanho do PIB não importa. A desigualdade vai continuar.