Em Brasília, a visão de Botero sobre violência

Está em cartaz na Caixa Cultural, de Brasília, até 1º de maio, de graça, a exposição “Dores da Colômbia”, baseada nas impressões de um dos artistas plásticos colombianos mais famosos, […]

Está em cartaz na Caixa Cultural, de Brasília, até 1º de maio, de graça, a exposição “Dores da Colômbia”, baseada nas impressões de um dos artistas plásticos colombianos mais famosos, Fernando Botero, a respeito dos episódios de violência que atingiram o país sul-americano nas décadas de 1980 e 1990. A exposição segue depois para Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

As 67 obras foram produzidas entre 1999 e 2004, fazem parte do acervo do Museu Nacional da Colômbia e passaram por diversos países e estiveram no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2008, quando foram vistas por 25 mil pessoas durante dois meses. Desta vez, são mantidas as marcas mais famosas de Botero, as figuras roliças e corpulentas, mas, em vez do tom satírico mais conhecido, o que se vê é o que o próprio artista definiu como sendo “irracional história colombiana”.

 

Serviço

Até 1º de maio, de terça-feira a domingo, das 9 às 21h. Grátis.

Caixa Cultural Brasília – Galeria Principal SBS, Quadra 4, Lote ¾. Brasília/DF.

T: (61) 3206-9448 / 3206-9450