Ariovaldo RAmos

Dívida com o planeta: temos de fazer a nossa parte para salvá-lo

Temos de tratar como terrorismo o ataque doloso contra os biomas. Ainda que isso signifique tratar as medidas tomadas pelo governo, em relação aos biomas, como terrorismo de Estado

Paulo Donizetti de Souza
Paulo Donizetti de Souza

Deus, segundo a fé Cristã, ordenou que a terra produzisse vegetação que frutificasse com semente para se multiplicar. E a terra produziu florestas tropicais e matas de todos os tipos e vegetação de todas as formas. E a existência de todos dependem delas. Não mantê-las é decretar o fim de todas as existências.

Agora descobrimos que as florestas tropicais são mais essenciais ainda. Elas estão no fim. Estão sendo devastadas, no Brasil e no mundo.

Nos 16 primeiros anos do século 21, o Brasil logrou interromper a devastação das florestas, principalmente, das florestas tropicais. Mas nos últimos seis anos, desde o golpe de 2016, estamos assistindo ao refluxo na leis e nos procedimentos para a preservação do meio ambiente. Estamos assistindo à retomada e à expansão da devastação de todos os biomas brasileiros: florestas tropicais, pantanal, serrado, manguezais… e todos os demais.

Nestes quatro últimos anos, a acusação é de que a devastação tem sido incentivada pelas políticas governamentais.

E não se pode esquecer o que tais políticas impõem aos quilombolas e aos povos indígenas. Isso quer dizer que tudo está no fim! Nós podemos deter esse fim.

Temos de deter o desmatamento. Deter o fim da floresta, e dos demais biomas. Temos de tratar como terrorismo o ataque doloso contra os biomas. Ainda que isso signifique tratar as medidas tomadas pelo governo, em relação aos biomas, como terrorismo de Estado. E o que está acontecendo com os povos originários, como genocídio.

Nós temos a maior parte da maior floresta tropical. É nossa responsabilidade. Temos de fazer a nossa parte para salvar a Amazônia e os demais biomas, pois devemos isso ao planeta!

Leia também: Capitalismo atrapalha ações para salvar a humanidade e o planeta, diz dossiê de cientistas


Ariovaldo Ramos é coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e apresentador do programa Daqui pra Frente, toda quarta às 20h, na TVT

Assista ao Daqui pra Frente desta semana