Ariovaldo Ramos

Corrupção: como o mal se impõe ao bem

Um governo que pode ser comprado e teme a bandidos não tem força moral para enfrentar facínoras e proteger os cidadãos

ø CC0 Domínio público
ø CC0 Domínio público
Quando o poder não é vigiado, o governo é exposto à corrupção. Se há governo corrupto, é porque há corruptores. Numa sociedade assim, até os sacerdotes se tornam malévolos

Quando o poder não é vigiado, o governo é exposto à corrupção! Há governo corrupto porque há corruptores. Os corruptores são os dispostos a trocar o bem por seus interesses. E a corrupção vira modo de governo.

E esse modo de governo se impõe ao mais simples cidadão, que fica condenado à exploração econômica, à ignorância e à alienação midiática. Pois não tem dinheiro para acessar ao que deveria ter por direito e acaba desejando poder corromper, e sendo corrupto e corruptor onde consegue…

E a corrupção passa a ser um modo de viver.

Um governo que pode ser comprado não tem força moral. Um governo sem moral não tem como enfrentar facínoras. Um governo que teme a bandidos não protege o cidadão, mesmo os cidadãos que o compram por seus interesses.

E os corruptores terão de pagar também aos trânsfugas.

E assim o mal se impõe ao bem. Os meliantes passam a controlar até a sua punição. E os nossos filhos são, impunemente, viciados, os miseráveis são subjugados pela força, e os canalhas organizados instrumentalizam a nação.

Juízes, governadores, polícia e imprensa passam a servir a malfeitores.

E todos, de alguma forma, se tornam cínicos. E até Deus passa a ser apresentado como corruptível, porque até os sacerdotes se fizeram malévolos. Pois a corrupção se fez parte da cultura!

Que santos e profetas clamem ao Pai por misericórdia! Mesmo que seja o grito do sangue caindo na terra, como o sangue de Abel, que clamou por justiça!

Bem aventurados:

os seres humanos que resistem!
os seres humanos que instam por ética!
os seres humanos que se organizam para vigiar o poder!
os seres humanos que exigem as reformas que permitirão a vigilância!
os seres humanos que não veem a miséria como natural!
os seres humanos que conclamam que a riqueza seja distribuída! os seres humanos que lutam para que a justiça corra como rio perene!

Como disse Isaías, o Profeta: malditos sejam os que decretam leis injustas!

Malditos sejam os que escrevem leis de opressão para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!


Ariovaldo Ramos é coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e apresenta o programa Daqui pra Frente, toda quarta, às 20h, na TVT

Artigos desta seção não necessariamente expressam opinião da RBA

Assista ao Daqui pra Frente desta semana