FHC some de propaganda de Serra e Alckmin

Aécio é o único político no panfleto de Serra, além do próprio candidato. No de Alckmin, Mario Covas tem destaque (Foto: Reprodução) São Paulo – Diferentemente de outros estados em […]

Aécio é o único político no panfleto de Serra, além do próprio candidato. No de Alckmin, Mario Covas tem destaque (Foto: Reprodução)

São Paulo – Diferentemente de outros estados em que já se respira a campanha eleitoral, em São Paulo, há um escasso material pelas ruas. Mas a reportagem da Rede Brasil Atual obteve dois jornais de campanha dos candidatos do PSDB ao governo do estado e à Presidência da República. Tanto no material de Geraldo Alckmin quanto no de José Serra, o nome de Fernando Henrique Cardoso não aparece uma vez sequer.

No panfleto de Alckmin, entre os políticos do partido, a única imagem que aparece em destaque é a de Mário Covas, que foi governador de 1995 até falecer, em 2001. No de Serra, há uma pequena imagem de Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado pelo PSDB.

A estratégia dos tucanos é a de não vincular os candidatos ao tucano ex-presidente. No primeiro debate entre os presidenciáveis, na quinta-feira (6), Serra fugiu de comparações quando questionado sobre a geração de empregos nos mandatos de FHC e Lula. Serra saiu-se com: “não devemos fazer a campanha com o olho no retrovisor”.

A crítica ao olhar para o passado não o impede de, em seu jornal, com tiragem de 1,5 milhão de exemplares, citar bandeiras do passado.

Fernando Henrique, porém, pode não estar tão só entre os excluídos de panfleto de campanha. Em diferentes estados, o próprio José Serra perde espaço na papelaria de candidatos a governos, especialmente no Nordeste e em Minas Gerais. Em terras de Aécio, uma estrutura especial teve de ser montada.

 

Serra - panfleto 1

Panfleto Serra - 2

Alckmin - panfleto 1Alckmin - Panfleto 2