Dívida pública de SP precisa ser discutida com a população

(Foto: Rodrigo Capote/Folha Imagem) No início de março, a repórter da Rede Brasil Atual, Suzana Vier, entrevistou Odilon Guedes, economista e coordenador do grupo de orçamento do Movimento Nossa São […]

(Foto: Rodrigo Capote/Folha Imagem)

No início de março, a repórter da Rede Brasil Atual, Suzana Vier, entrevistou Odilon Guedes, economista e coordenador do grupo de orçamento do Movimento Nossa São Paulo. Na pauta, a dívida pública de São Paulo. De acordo com ele, o montante chegou a R$ 45,2 bilhões em dezembro. Destes, R$ 38,5 bilhões são devidos à União, cujo valor triplicou nos últimos dez anos. E isso compromete o futuro da cidade, tanto que para Guedes, “a dívida com a União é praticamente impagável”.

O tema acabou caindo na blogosfera e no site do jornalista Luis Nassif acabou gerando uma série de comentários. Dentre eles, destaco o abaixo, assinado por Thales Segosi

“Nassif,
Acho que o post mereceria um ” em observação”. Não acho que a fonte seja segura.
S. Paulo tem uma enorme arrecadação e por isso, musculatura suficiente para rolar suas dívidas.
Se S. Paulo fosse essa bamba relógio alardeada aqui, não seria óbvio que os financiadores (sejam eles internacionais, ou a própria União) fechariam as portas?”

Pois bem, na terça (4/5), foi o próprio prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM), que se referiu à dívida com o governo federal como “impagável”. (na Folha).

Portanto, fico com a informação do Odilon Guedes e mais do que isso, seu conselho de como sair desta enrascada: ter uma ampla discussão com a população, já que muito poucos sabem do tamanho do problema.