Desenvolvimento em foco

Ano foi marcado pela retomada de eventos importantes da área de tecnologia

Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, Campus Party, Rio Innovation Week e Web Summit Lisboa: o retorno

Divulgação
Divulgação
Alice Arena, na capital portuguesa, foi palco do Web Summit Lisboa

Com a volta de atividades presenciais e o avanço das vacinas contra a covid-19, aos poucos os eventos também retomaram sua realização presencial. Isso representou uma grande vantagem em relação aos eventos on-line, pelo aspecto social do encontro, das conversas, das trocas de experiências “ao vivo” entre os participantes. Abordamos aqui alguns dos principais eventos da área de tecnologia que ocorreram neste ano. São eles: Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), Campus Party, Rio Innovation Week (RIW) e Web Summit Lisboa.

Este tema foi tratado na 23ª Carta de Conjuntura do Observatório da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Conjuscs). Além de nossas informações e impressões sobre cada um desses eventos, contamos também com a participação do ex-presidente (2009 a 2015) e atual membro do Conselho Administrativo do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), Renato Grau.

Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case)

A 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case 2022) foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com expectativa de público de 15 mil pessoas.

O evento foi composto de sete palcos com palestras simultâneas, com a participação de mais de 50 palestrantes, que falaram sobre temas relacionados ao universo das startups, inovação e empreendedorismo, além de feira de negócios com mais de 150 expositores e quatro salas de mentorias com diversas trilhas de conteúdo. No evento, aconteceu também o Startups Awards, premiação que busca homenagear os principais nomes nacionais da área, como investidores-anjo, aceleradoras, fundos de investimento, universidades e startups.

“O Case foi um evento importante, veio de um ano remoto, voltando ao seu modelo original, o presencial. Ele não só foi importante para que todas as startups e empresas relacionadas à Associação Brasileira de Startups (ABStartups) pudessem estar lá e expor suas ações ligadas a empreendedorismo, inovação e startups, como também para fazer  conexões e reconexões. Da mesma forma para o ITESCS, o Case foi importante para fortalecer relacionamentos antigos e começar novos, não só com startups, que podem compor portfólio de soluções e, assim, ajudar nossos associados, mas também com a conexão com outras comunidades além da região do ABC, o que ajuda a fortalecer a nossa presença e eficácia” (Leo Gmeiner).

Campus Party

A edição do Campus Party deste ano ocorreu de 11 a 15 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Presente no Brasil há dez anos, o evento conta hoje com mais de 550 mil “campuseiros” cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.

O festival é dividido em três grandes áreas: Arena (local que conta com palcos temáticos, bancadas de comunidades, stand de parceiros e patrocinadores, área de workshops, arena de games freeplay, banheiros, bebedouros, climatizadores, guichê de entrada/saída 24h e equipe de apoio da organização); o Camping (onde são cedidas barracas para acomodação dos “campuseiros”, oferecendo uma experiência imersiva no evento), e a Open (área de participação gratuita, com oficinas práticas, palco com conteúdo de empreendedorismo, startups, games, arena de drones e robôs, campeonatos de games, simuladores, estandes de parceiros e brindes, incluindo também atividades voltadas para startups).

“O que me chamou bastante atenção na Campus Party é o quão eclético é o público do evento, o volume de jovens é grande. Isso é muito importante no sentido da continuidade das ações na área de inovação, empreendedorismo e de tecnologia. Também a participação de escolas, que é bem grande, isso tudo acredito que irá contribuir e muito para essa continuidade” (Luciano Calchi).

A próxima edição para a realização do Campus Party em São Paulo está prevista para ocorrer em julho de 2023.

Rio Innovation Week (RIW)

O evento, em sua segunda edição, aconteceu de 8 a 11 de novembro de 2022, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, contando com a participação de cerca de 125 mil pessoas durante os quatro dias. Entre os objetivos do RIW está o incentivo à inovação e à tecnologia como impulsionadores de negócios, possibilitando o crescimento de todo o mercado.  O potencial de geração de novos negócios, muitos firmados durante o evento e alguns em andamento, chega a R$ 1 bilhão.

A RIW 2022 contou com mais de 900 palestras, distribuídas em 27 conferências, 880 horas de palestras, mais de 200 expositores, além da presença de investidores e compradores brasileiros e internacionais.

Entre os destaques do evento, está o aspecto sustentável na sua realização: segundo a organização do RIW 2022, todo o material utilizado na montagem foi reaproveitado em outros eventos ou enviado para reciclagem, as lonas utilizadas foram enviadas para empresas que confeccionam novos produtos com essas peças e todas as emissões de carbono foram compensadas.

“No Rio Innovation Week, vejo que o grande destaque foi para a dimensão do evento, que foi muito grande, a expectativa era de 60 mil pessoas e foi superada de forma impressionante. O evento apresentou tópicos muito bem definidos, falando de inovação para diversas áreas, como governo, educação, saúde, cidades inteligentes e turismo. Além disso, havia exposições de muitas startups e muitas pessoas relacionadas ao poder público, da iniciativa privada também, dispostos a trocar informações, buscando realmente levar inovação para as suas áreas de atuação” (Leo Gmeiner).

A próxima edição do Rio Innovation Week está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023.

Web Summit Lisboa

O Web Summit Lisboa ocorreu de 1º a 4 de novembro, em Lisboa, Portugal. Web Summit é uma empresa sediada em Dublin, Irlanda, que realiza eventos em todo o mundo: Web Summit em Lisboa (originalmente era em Dublin), Web Summit Rio (em 2023), Colisions, em Toronto, e Rise, em Hong Kong.

Em 2022, o Web Summit Lisboa teve mais de 70 mil participantes de mais de 160 países, mais de mil palestrantes e cobertura por mais de 2 mil representantes da mídia. Em relação ao ecossistema de Startups, houve a participação de mais de 2.300 startups e mil investidores cadastrados buscando oportunidades, com reconhecimento na imprensa internacional como um dos principais eventos de tecnologia do mundo.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, o principal palco do evento foi a Altice Arena, com capacidade para 20 mil pessoas.

“Considero o evento como a Copa do Mundo das Startups. Entendo que elas são a estrela do show e concordo que precisa existir um evento em nível mundial que as desafie e gere incentivos para chegarem lá. Nem todas precisam chegar ao palco final. Aliás, ninguém garante que as finalistas serão os próximos unicórnios. Mas só por existir, este evento colocará muitas ideias em prática e muitos empreendedores serão desenvolvidos e farão diferença neste mundo. Além disso, as experiências em conhecer e conviver com pessoas de todos os tipos e de todas as partes do mundo, numa cidade muito interessante, são inesquecíveis. Os aprendizados são muitos e os relacionamentos abrem muitas portas” (Renato Grau).

A edição do Web Summit Rio (no Rio de Janeiro, Brasil) deve ocorrer em maio de 2023. A edição em Lisboa está prevista para novembro. Além disso, a realização do Collision Conference (em Toronto, Canadá) está marcada para o final de junho de 2023.

Leia outros artigos da série Desenvolvimento em Foco


Leo Gmeiner é empreendedor da startup School Guardian, presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) e pesquisador convidado do Observatório Conjuscs.
Luciano Calchi é sócio da empresa Softclass, vice-presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs) e pesquisador convidado do Observatório Conjuscs