Abaixo-assinado pela Lei de Meios colhe mil adesões no primeiro dia em São Bernardo

Na avaliação dos organizadores da campanha, foi um bom início (Foto: RBA) São Paulo – Foi um sucesso a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular (PLIP) […]

Na avaliação dos organizadores da campanha, foi um bom início (Foto: RBA)

São Paulo – Foi um sucesso a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular (PLIP) que regulamenta a liberdade de comunicação no país. O 1º de Maio, Dia do Trabalhador,  foi escolhido pelo movimento “Para Expressar a Liberdade” para o lançamento do abaixo-assinado. Em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fez da festa uma celebração da campanha “Quero falar também”, com o lançamento do abaixo-assinado que angariou cerca de mil adesões. Uma mesa foi instalada nas tendas de TVT e Rádio Brasil Atual, em frente às de bebidas e comidas, por onde passaram milhares de pessoas. No final da festa, o coordenador do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), Pedro Ekman, fez as contas: cerca de mil adesões. “Foi um bom início, centenas de pessoas passaram pela barraquinha, conseguimos conversar com muita gente e a adesão foi tranquila.”

Outro que comemorou o sucesso da campanha foi Silvio Cesar do Nascimento, diretor de formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, trabalhador da Volkswagen há 24 anos. Ele ficou cerca de oito horas no meio da multidão para explicar aos pequenos grupos o que era o abaixo-assinado. “Falo da importância da comunicação para o trabalhador e mostro que quem domina a imprensa no país são os burgueses”. Silvio disse que não teve dificuldade com nenhum grupo, que os mais velhos aderem de imediato, mas precisa explicar um pouco mais para os jovens. “Depois da explicação, todo mundo adere, só não consigo na hora do show”.