Prefeitos do Alto Tietê cobram de Serra limpeza da calha

Quatro prefeitos da região do Alto Tietê – a maioria de oposição ao governo do estado – prometem cobrar de José Serra (PSDB) a limpeza da calha do rio. Segundo […]

Quatro prefeitos da região do Alto Tietê – a maioria de oposição ao governo do estado – prometem cobrar de José Serra (PSDB) a limpeza da calha do rio. Segundo o site Brasília Confidencial, eles programam reunião em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (4) para calcular prejuízos e cobrar providências do Palácio dos Bandeirantes.

Segundo a reportagem, o nível das barragens do Sistema Alto Tietê preocupa por estar em 82,1% da capacidade. A barragem de Taiaçupeba, em Suzano, passou de 74,5% para 83,2%. A represa de Jundiaí, em Mogi das Cruzes, saltou de 86,7% para 91,6%.

Guararema, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos decretaram estado de emergência e outros sete municípios encontram-se em estado de atenção. “A Sabesp sempre teve política para manter represas cheias, mas eles não pensam que já está na hora de abrir as comportas e evitar que transbordem”, disse o prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida (PT).

O orçamento estadual de 2010 teve cortes de R$ 52 milhões destinados à limpeza e conservação de rios e canais. Isso significa combate ao desassoreamento e outras obras.