Zebra pré-Copa

Desandou o macarrão: Itália só empata com Luxemburgo

Outro integrante do 'grupo da morte', Inglaterra não passa de empate com o Equador

PIETRO CROCCHIONI/EFE

Leonardo Bonucci cabeceia durante a partida contra Luxemburgo. Não foi fácil

A seleção de Luxemburgo venceu somente uma das dez partidas que disputou nas eliminatórias para a Copa do Mundo, uma peleja disputada contra a Irlanda do Norte. Por outro lado, tomou de seis de Israel, sofreu duas goleadas levando quatro gols da Rússia em cada uma, foi derrotada por Portugal com um 3 a 0… Não é à toa que é a 112ª colocada no ranking da Fifa, uma posição abaixo da Nova Zelândia. Pois foi esta equipe que empatou ontem (4) com a Itália, em amistoso disputado no Estádio Renato Curi, em Perugia.

Não foi a despedida esperada pela torcida da Azzurra, mas no início até parecia que seria uma goleada daquelas. Os italianos saíram na frente logo aos 9 minutos, com Claudio Marchisio, que aproveitou cruzamento perfeito de Balotelli. Após o tento inaugural, os donos da casa perderam inúmeras chances de ampliar e receberam o castigo na segunda etapa.

A seleção do grão-ducado de pouco mais de 500 mil habitantes empatou aos 40 do tempo final, depois da cobrança de escanteio de Mutsch na cabeça de Chanot, que desviou em uma finalização sem chance para o arqueiro Buffon. Os italianos agora enfrentam o Fluminense, no dia 8 de junho.

“Ah, mas a Itália é sempre assim, chega desacreditada na Copa e depois vai se ajeitando”, diriam alguns. Isso foi verdade em algumas ocasiões, mas é bom lembrar que, no Mundial de 2010, a então campeã mundial foi eliminada na primeira fase, com dois empates e uma derrota. Aliás, a campanha italiana incluiu um empate em 1 a 1 com a Nova Zelândia, aquela seleção que está imediatamente à frente de Luxemburgo no ranking da Fifa.

Inglaterra empata com Equador em jogo quente

No estádio do Miami Gardens, Estados Unidos, a seleção da Inglaterra empatou em 2 a 2 com o Equador, em uma partida que não foi muito “amistosa”. Raheem Sterling fez falta dura no volante Antonio Valencia, que não gostou da atitude e tirou satisfações com o rival. O resultado da confusão foram dois cartões vermelhos para os enfezados, expulsos aos 34 da segunda etapa.

Com a bola rolando, os sul-americanos abriram o placar aos 8 minutos, com Enner Valência, logo aos oito minutos. Com maior volume de jogo, os ingleses chegaram ao empate com Wayne Rooney, que marcou aos 29. Na segunda etapa, Rickie Lambert aproveitou lance de Barkley e finalizou forte para virar o placar, aos 5, mas a seleção europeia não conseguiu segurar a vantagem e Michael Arroyo acertou um lindo arremate de fora da área, deixando tudo igual aos 25.