Adversário do Brasil

Cinco curiosidades sobre a Croácia

Seleção que enfrenta o Brasil hoje e tem contribuições interessantes para a cultura esportiva, gastronômica e etílica

TOLGA BOZOGLU/EFE

Torcida croata animada em bar de São Paulo

O Brasil enfrenta a Croácia nesta quinta-feira (11) na abertura da Copa do Mundo e um dos grandes baratos de uma das competições esportivas mais importantes do planeta é justamente a chance de entrar em contato com outras culturas, conhecer alguma coisa de outros países mesmo sem visitá-los pessoalmente.

Pensando nisso, o Copa na Rede traz algumas curiosidades sobre o país, que tem uma seleção razoavelmente forte e com pretensões de ir longe no Mundial. Confira abaixo:

1 – Porque a Croácia tem a camisa quadriculada?

A camisa da seleção é inspirada no brasão que você pode ver no uniforme da equipe, representando o país. De acordo com o livro Por Fora da Copa (Dublinense), do jornalista Eduardo Menezes, uma das possíveis origens do quadriculado pode residir no século 12, quando a região da Dalmácia, hoje sul da Croácia, era disputada por diversos grupos diferentes e nem mesmo o forte Império Bizantino tinha forças para manter o controle das cidades locais.

Em função disso, cansados de guerra, em 1271 um líder local e um nobre da coroa austríaca resolveram disputar o poder de uma forma pacífica. Em uma tensa partida disputada no jogo de damas (!), Svetoslav Surinj venceu o duque Pedro II de Veneza e os crotas conseguiram sua independência depois de cinco séculos de batalhas. O quadriculado, enfim, seria uma referência a essa partida.

outras duas versões. Uma seria referência às duas etnias principais que formam o país, chamadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca. Outra remete também à origem do povo croata, com gênese no Irã, local de passagem rumo à Europa, quando teria sido adotado um sistema de cores para estabelecer a trajetória. Preferimos a versão do jogo de damas.

2 – A cereja do bolo croata

A região da Dalmácia, citada parágrafos atrás, trouxe uma contribuição interessante ao mundo gastronômico e etílico. A cereja marasca, que nasce em um arbusto, é da família das rosáceas, que também abriga o pêssego e a ameixa. Ela é ótima para fazer bebidas e é a matéria-prima do licor marrasquino, dando ainda xaropes e sucos.

No terreno gastronômico, chama a atenção também a pašticada, um guisado de bife que fica marinado por até 24 horas em um molho com vinho tinto, alho e ervas. Por conta disso, pode demorar até dois dias para ficar pronto.

3 – Um esporte original

O picigin, modalidade criada pelos croatas e bem popular no país, conta com cinco pessoas que ficam no mar, com água até a altura dos tornozelos, raqueteando uma bola de tênis sem o couro com as mãos. A ideia é não deixar a bola molhar, mas o que importa mesmo é a performance dos jogadores, que fazem acrobacias mil para manter a esfera no alto. Criado na cidade de Split, em 1908, o esporte chegou três anos antes do futebol no país.

4 – Popular pra cachorro

Nem sempre se associa, mas você já reparou que o som da região croata mencionada nos dois itens acima é similar a uma raça de cachorros simpáticos e bem vistos por quase todo mundo? Pois é, os dálmatas, que já foram tema de filme e encantam crianças e adultos pela docilidade, tem seu nome derivado justamente do sul croata, embora haja dúvidas de que ele tenha, de fato, se originado dali. Mas quem “patenteou” primeiro acaba ficando com a fama…

5 – Ah, sim, a Croácia tem futebol…

O esporte mais querido do planeta também faz sucesso entre os quase 4,5 milhões de habitantes do país, que conquistou sua independência da Iugoslávia em 1991. Em sua primeira participação em copas, na edição francesa em 1998, a seleção surpreendeu e quase chegou à final, mas foi superada pelos donos da casa de virada, por 2 a 1 na semifinal. Mas os croatas ainda ficaram com o terceiro lugar, posição melhor que qualquer campanha iugoslava em mundiais. O atacante Davor Suker foi artilheiro daquela Copa, tendo a seu lado jogadores que também brilharam, como o meia Zvonimir Boban.