Evento debate especulação imobiliária e Cracolândia em São Paulo

Especulação imobiliária, direito à moradia e a polêmica ação da prefeitura de São Paulo na área conhecida como Cracolândia estarão em debate neste sábado (4), à partir das 10h, na […]

Especulação imobiliária, direito à moradia e a polêmica ação da prefeitura de São Paulo na área conhecida como Cracolândia estarão em debate neste sábado (4), à partir das 10h, na festa/debate de lançamento do portal SPressoSP. Segundo Renato Rovai, diretor de redação do portal, os temas tratados têm se tornado cada vez mais importantes inclusive fora das grandes cidades e os movimentos sociais perceberam a necessidade de se organizar nesse sentido.

“A especulação imobiliária cresceu muito nos últimos anos, aumentando os preços nos grandes centros cada vez mais ocupados, mas isso não para aí. Em algumas cidades, já há movimentações para que áreas hoje consideradas rurais passem a ser tratadas como urbanas no zoneamento. A (arquiteta) Hermínia Maricato disse num evento do MST de que participei que a especulação está acabando com a possibilidade da reforma agrária no Brasil”, explica Rovai. “Precisamos de um novo debate de política de moradia, resgatar as experiências de mutirões, utilizar a ocupação de prédios abandonados nos centros”, completa.

Segundo ele, os movimentos sociais devem se apropriar dessa nova realidade também em relação ao crack. “Estive em Parnaíba, no Piauí, e a chegada da droga era uma das grandes preocupações das pessoas, trazendo junto um aumento dos assaltos. Em São Paulo, onde o problema é mais antigo, a prefeitura tem utilizado uma política fascista para enfrentar o problema. E se não discutirmos, essa política pode se espalhar pelo país. Queremos propor outra lógica de enfrentamento, sem higienismo, sem dispersar com balas de borracha, mas com uma abordagem do ponto de vista da saúde pública”, afirma.

O evento terá transmissão ao vivo direto da Casa Fora do Eixo de São Paulo (Rua Scuvero, 282 – Liberdade) e a participação é aberta. Confira abaixo a programação completa:

10h – O crack e a Cracolândia

Daniela Skromov de Albuquerque, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública

Jamil Murad, vereador (PCdoB) e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo

Padre Julio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua

11h30 – Território: especulação imobiliária e direito à moradia

Antonio Donato, vereador e presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo

Kazuo Nakano, arquiteto, urbanista e coordenador do Instituto Pólis

Osmar Borges, representante da Frente de Luta por Moradia (FLM)

Roberto Araújo, representante do Movimento Luz Livre

Paula Ribas, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Santa Ifigênia e Luz (Amoaluz) e conselheira da Zeis da Santa Ifigênia

14h – Desconferência sobre a cobertura da mídia em São Paulo e o SPressoSP

Luiz Carlos Azenha, do blog Vi o Mundo

Renato Rovai, editor da Revista Fórum

Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador