Técnicos sobrevoam praias e recolhem material em áreas atingidas por mancha de óleo no Rio

Rio de Janeiro – Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobrevoaram nesta segunda-feira (9) as praias da Região dos Lagos atingidas por uma extensa mancha de óleo. Eles também […]

Rio de Janeiro – Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobrevoaram nesta segunda-feira (9) as praias da Região dos Lagos atingidas por uma extensa mancha de óleo. Eles também coletaram amostras do material para análise. Autoridades ambientais do estado do Rio de Janeiro ainda não sabem a origem do óleo, que atinge pelo menos cinco praias.

Logo depois que a mancha foi vista ontem (8), a Capitania dos Portos fez uma inspeção na área e coletou amostras do óleo para identificar a causa e o responsável pelo derramamento. A análise está sendo feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e o laudo deve ficar pronto em até 20 dias.

Ontem, a Petrobras informou que não tem responsabilidade sobre o acidente e que, a pedido da Marinha, está ajudando a conter o óleo.

As praias atingidas ficam em Arraial do Cabo e Cabo Frio, onde, na Praia do Peró, pescadores encontraram cinco pinguins mortos.