Brasil apresenta avanços na preservação ambiental, afirma Dilma Rousseff

São Paulo – O país tem apresentado bons resultados na preservação da natureza. A consideração foi feita por Dilma Rousseff, durante o programa de rádio “Café com a Presidenta” desta […]

São Paulo – O país tem apresentado bons resultados na preservação da natureza. A consideração foi feita por Dilma Rousseff, durante o programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (11). Segundo ela, se comparado os índices de impactos negativos ao meio ambiente no Brasil, desde 2004, quando o país Brasil lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, houve uma diminuição de 77% do desmatamento ilegal na região. 

Para a presidenta, os resultados são conquistas obtidas com o trabalho realizado em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as Forças Armadas, a Polícia Federal e os governos estaduais. “A combinação de uma fiscalização forte com ações que permitem a exploração sustentável dos recursos naturais é o que ajuda a manter a floresta de pé”, afirmou a presidenta ao considerar também o apoio dado a comunidades que vivem nas áreas das florestas e que, hoje, recebem um benefício de R$ 300 a cada três meses, como auxílio do programa Bolsa Verde.

Segundo Dilma, ao menos 80% da floresta amazônica encontra-se preservada, fato não observado em outras partes do mundo. “A partir de agora nós vamos exigir ou vamos dar prioridade a produtos e serviços que sejam produzidos ou feitos de forma sustentável. Isso significa que se a gente tiver dois fornecedores de um determinado produto, vamos comprar daquele que produz com menor impacto sobre as matas, o ar, o solo e os rios, com economia de água e energia, com maior geração de empregos utilizando mão de obra local”, afirmou.  

Dilma Rousseff disse que continuará seguindo o modelo de desenvolvimento que relaciona a proteção da natureza com a redução da pobreza e o crescimento econômico. “O eixo crescer, o eixo incluir e o eixo proteger. Isso é o que vamos apresentar ao mundo durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que começa nesta semana no Rio de Janeiro”, afirmou. 

Confira a íntegra da entrevista de Dilma Rousseff no Café com a Presidenta