cidade mais humana

Haddad amplia fechamento do Minhocão nos fins de semana

Prefeito anuncia que fechamento ocorrerá a partir das 15h dos sábados; medida contempla parte de reivindicações de ativistas, que defendem a reocupação ou demolição da via elevada

Marcelo Camargo / ABr

Minhocão: via elevada passa a fechar nos fins de semana a partir das 15h dos sábados, ampliando uso para lazer

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estará hoje (20), às 15h, na alça de acesso do Minhocão para a Avenida Consolação (lado oposto à praça Roosevelt) para anunciar o fechamento do Minhocão nos fins de semana.

A informação foi divulgada na agenda do prefeito. Atualmente, o elevado fecha diariamente a partir das 21h30 e aos domingos. Com a medida deverá fechar a partir das 15h do sábado e reabrir na segunda de manhã.

Na terça-feira (16), a Prefeitura ainda falava em estudos para decidir sobre o fechamento. O anúncio, assim, aproveita o clima da Virada Cultural.

A intenção inicial da prefeitura era experimentar a realização da Virada neste fim de semana e a inauguração da ciclovia da Paulista, que deve ocorrer na próxima semana, para medir o impacto do fechamento temporário do trânsito da avenida em um domingo e também, do elevado Costa e Silva, o Minhocão, a partir dos sábados.

Por conta das apresentações artísticas da Virada, o Minhocão será fechado às 15 horas deste sábado (21) e reaberto ao tráfego somente na manhã da segunda-feira (22).

O fechamento do Minhocão nos fins de semana é mais um passo no sentido de desmobilizar essa via na cidade, alvo de ativistas e urbanistas que defendem ou sua demolição ou sua reocupação como área verde e de lazer.

Apesar do fechamento, a Virada Cultural não terá atividades no Minhocão, como estava previsto inicialmente. Sob alegações do Corpo de Bombeiros de que as atividades no espaço não teriam segurança, na quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Cultura assinou junto ao Ministério Público Estadual e à Polícia Militar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que definiu a realocação da programação prevista inicialmente para ser realizada no Elevado Costa e Silva.

Dessa forma, a maioria dos eventos previstos no Elevado foi transferida para outros locais e as atrações canceladas deverão acontecer em outras datas na programação da Secretaria de Cultura.

Confira as atividades e os novos locais onde elas devem ocorrer:

19h / 22h – Slow Art – Praça Marechal Deodoro

19h / 10h – Gente Jardim – Largo do Arouche

19h – Grama – Alameda Nothmann

8h – Mercado Mundo Mix – Viaduto Santa Efigênia

9h – Praça Marechal Deodoro

10h – A provocação do afeto – Largo de Santa Cecília

18h – Karaokê na Praça – Largo Santa Cecília