Marco Maia pede rapidez em votação de MP do Código Florestal

Brasília – O presidente da Câmara, Marco Maia, defendeu hoje (11) a votação da Medida Provisória (MP) do Código Florestal (571/12) na versão já aprovada pela comissão mista, ainda que alguns […]

Brasília – O presidente da Câmara, Marco Maia, defendeu hoje (11) a votação da Medida Provisória (MP) do Código Florestal (571/12) na versão já aprovada pela comissão mista, ainda que alguns itens possam ser, mais tarde, vetados pela presidente Dilma Rousseff. Na comissão mista, os parlamentares reduziram a extensão das faixas de mata ciliar a serem reconstituídas.

“A perda de validade é prejudicial a todos”, disse Marco Maia. “Nós precisamos votar e aguardar a análise da presidenta Dilma, que pode vetar parte do texto e encaminhar uma nova proposta para o Congresso.”

O presidente da Câmara ressaltou que não cabe apenas ao Congresso buscar um acordo para permitir a votação da MP, marcada para o próximo dia 18. “Não somos nós que vamos promover um entendimento sem que haja uma proposta do governo”, declarou. De acordo com Maia, a ideia é colocar a MP na pauta de votações nos dias 18 e 19 deste mês, mesmo sem acordo. “Se haverá acordo, se haverá negociação, isso quem deverá responder é o governo”, completou Maia. 

A MP 571 tranca a pauta da Câmara e perderá a validade no dia 8 de outubro se até lá não tiver sido votada pela Câmara e pelo Senado. Se a Câmara conseguir aprovar a MP, Maia irá conversar com o presidente do Senado, José Sarney, para discutir a possibilidade de colocá-la em pauta e votá-la antes que ela perca a eficácia.