Ibama nomeia novo diretor de licenciamento

Pedro Alberto Bignelli será responsável pelo licenciamento da usina de Belo Monte, que está atrasado nos cálculos do Ministério de Minas e Energia

Foi nomeado nesta quarta-feira (2) o novo diretor de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O nome de Pedro Alberto Bignelli foi publicado no Diário Oficial da União.

Bignelli chega com a missão de substituir Sebastião Custódio Pires. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a mudança deve-se às pressões para acelerar o licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte.

O Ministério de Minas e Energia esperava ter o licenciamento em mãos para realizar antes do Natal o leilão da usina. Juntamente com Pires sai o coordenador de Infraestrutura Elétrica, Leozildo Tabajara da Silva Benjamim.

A hidrelétrica de Belo Monte é a maior obra federal em energia desde Itaipu. O projeto, feito na década de 70, sempre sofreu oposição das comunidades ribeirinhas e de populações indígenas. O Estudo de Impacto Ambiental aponta que 100 mil pessoas irão para a bacia do Rio Xingu com as obras, o que na visão de ambientalistas pode provocar escassez de recursos hídricos na região.