Praias brasileiras integram Dia Mundial de Limpeza das Águas

Clean Up Day faz parte de semana de mobilização do Greenpeace para discutir a questão do aquecimento global, que termina no dia 22, com o Dia Mundial sem Carro

Ativistas e banhistas recolhem lixo durante a edição de 2007 do Clean Up Day em Salvador (Foto: Rodrigo Maia-Nogueira. Divulgação)

Fruto de articulação de diversas organizações não-governamentais, o Clean Up Day tem uma nova edição mundial neste fim de semana. Mais de cem países serão parte do Dia Mundial de Limpeza das Águas, que no Brasil terá eventos em Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Itanhaém (litoral sul paulista).

A intenção é chamar atenção para a necessidade de não poluir o mar com lixo que poderia ser destinado à reciclagem ou deveria ser descartado nos locais adequados. Lisiane Braga, presidente da RAM Reeducação Ambiental, uma das ONGs que articulam o evento em Salvador, afirma que muita gente não tem ciência de que o lixo que elas deixam mata animais. “A tartaruga marinha, por exemplo, é um caso muito interessante porque as pessoas têm uma visão muito romantizada a respeito dela, então quando se dão conta de que podem matá-la, ficam chocadas”, cita.

Com base nisso, voluntários interagem com os banhistas alertando sobre a importância de não deixar lixo abandonado em praias, poluindo o ambiente. O trecho escolhido é a praia do Porto da Barra, local em que há uma baía que atrai muitas famílias de diversas classes sociais.

Todos os anos, a contabilidade dos resíduos recolhidos é feita por itens, e não por peso – opção que seria uma maneira de distorcer os dados, segundo os organizadores – sem atentar para a grande soma de lixo não-reciclável (73% do total em 2008). Entre os resíduos recicláveis, o maior número corresponde a latas, garrafas e copos de plástico, uma clara mostra de dejetos deixados pelos banhistas.

Lisiane Braga faz um balanço positivo sobre a mudança de comportamento da população desde o início dos trabalhos. “Não é uma diminuição muito significativa, mas há uma redução ali em porto da Barra e a gente acredita que seja fruto do trabalho de sensibilização. As pessoas que frequentam aquele lugar são ou moradoras dali ou pessoas que vão sempre para o mesmo lugar”, destaca.

Semana de eventos

O Clean Up Day também integra a programação da Semana de Mobilização pelo Clima do Greenpeace. Até dia 22, próxima terça, oito capitais (São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Recife) recebem eventos simultâneos que têm como eixo a discussão de três temas principais: o desmatamento zero, a proteção dos oceanos e a produção de fontes de energia limpas e renováveis. (Confira aqui a programação completa)

Leandra Gonçalves, ativista do Greenpeace, explica que todas mobilizações têm como foco a Conferência da ONU sobre o Clima, marcada para dezembro em Copenhague, na Dinamarca. “Até lá, a gente vai promover uma série de atividades visando mobilizar a sociedade civil, já que estamos em um momento em que não adianta apenas as ONGs falarem da necessidade de salvar o planeta. E o presidente Lula tem de ir a Copenhague para assumir metas eficientes de redução do aquecimento global”.

Até quarta-feira (16) ocorre o “Vacas pelo clima”, no qual ativistas percorrem as ruas explicando a relação entre desmatamento e aquecimento global. No domingo (20), o foco é a discussão sobre energia solar e, na segunda (21), São Paulo concentra uma manifestação sobre o clima. Terça-feira (22), quando a Assembleia da ONU estará reunida, é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que consiste em deixar o veículo particular em casa e aderir ao transporte público, à bicicleta ou a percorrer trajetos a pé.

Programação do Dia Mundial de Limpeza das Águas – Sábado (19)

Itanhaém – Praia do Sonho 8h30 a 12h30
Salvador – Porto da Barra 8h e 17h
Rio de Janeiro – Barra da Tijuca e Copacabana – 10h a 13h
Recife – Avenida Boa Viagem 3232 – 10h a 14h