Situação indígena

Reportagens da Rádio Brasil Atual retratam dramas em aldeia do Jaraguá

Na semana do Dia do Índio, a RBA visitou aldeias de São Paulo, ouviu lideranças comunitárias, especialistas e abordou pessoas nas ruas para sondar sua percepção sobre a situação dos povos tradicionais

Danilo Ramos/RBA

Com dificuldades, eles batalham pela preservação de sua cultura

São Paulo – Os brasileiros desconhecem os dramas sociais da população indígena do país. Na última quarta-feira (19), a reportagem da Rádio Brasil Atual foi às ruas sondar a percepção da população urbana sobre a situação dos índios brasileiros. Constatou, junto a entrevistados, um associação da imagem do índio com “passado” e “história”, sentimento que, somado à falta de cobertura dos meios de comunicação, dificulta o entendimento da sofrida realidade enfrentada por essas comunidades tradicionais. Os problemas vão das dificuldades de reconhecimento e preservação das Terras Indígenas (TI) à ausência de serviços essenciais, como saúde, educação, saneamento – além dos conflitos fundiários por conta dos interesses privados na ocupação dos territórios.

Na TI do Jaraguá, região noroeste da capital paulista, o líder indígena da aldeia Tekoa Guarani David Karai Popygua afirmou à repórter Cláudia Rocha que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) no estado de São Paulo está contestando o reconhecimento de parte da terra. O objetivo do governador é destinar parte da reserva ao seu programa de concessão de parques para agentes privados.

Na série, você verá também que a Unidade Básica de Saúde do Jaraguá está ameaçada pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). E que mesmo em meio a tantas dificuldades, as comunidades lutam para preservar suas tradições culturais.

Ouça a seguir resumos das reportagens da RBA e visite a página da rádio no Soundcloud para ouvir toda a série.

Na boca do povo: você sabia que ainda existe 253 povos indígenas no Brasil

Um painel das agressões e dificuldades enfrentadas

A intenção da gestão Doria de fechar a UBS

O ataque do governo do estado de SP à terra demarcada

A luta pela preservação das tradições culturais