futuro

Pesquisa mostra que 57% das pessoas não planejam aposentadoria

Serviço de Proteção ao Crédito ouviu 662 consumidores nas capitais do país para apurar o nível de preocupação com o tema; índices são maiores entre mulheres e entre os que têm menor escolaridade

Fernando Frazão/ Agência Brasil

Aposentados: qualidade de vida na fase madura da vida pode depender de escolhas como a poupança e o INSS

São Paulo – Pesquisa divulgada hoje (7) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que 57% das pessoas não fazem planejamento de aposentadoria. Entre as 662 pessoas ouvidas nas 26 capitais do país mais o Distrito Federal, a pesquisa mostra também que esse índice é de 59% entre as mulheres, e de 54% entre os homens. Levando em conta a escolaridade, o índice sobe para 62% entre os que têm até o ensino fundamental completo.

Para os 43% dos trabalhadores que se preocupam com o tema, o planejamento é mais presente nas as classes de maior poder aquisitivo e maior escolaridade. Já entre as opções para assegurar um futuro mais tranquilo, 25% citam a poupança e 14%, a previdência privada. Mas, segundo o SPC, é importante dar importância à previdência oficial, pelo INSS. Deve-se “recolher o INSS mesmo quando resolver dar um tempo para estudar, lazer etc.; o não recolhimento vai prejudicar o futuro já que o imposto é cumulativo”, diz a nota do SPC divulgada com a pesquisa.

O SPC também alerta que o trabalhador deve atentar para a tributação da previdência privada ao analisar as opções que têm à disposição para planejar a aposentadoria. Caso precise resgatar o dinheiro da previdência privada para a aquisição de um bem ou quitação de uma dívida, entre outros fatores, a incidência de imposto pode decepcionar o trabalhador. Os sistema traz duas formas de tributação, que pode ser regressiva, com alíquotas que começam em 35% e vão se reduzindo com o tempo, ou progressiva, à semelhança do salário – quanto maior o valor, maior a alíquota.

Saiba mais: