Livro conta história de movimento sem-teto em São Paulo

São Paulo – O livro “Movimentos de Moradia e Sem-Teto em São Paulo”, do sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Edson Miagusko, será lançado hoje (12), […]

São Paulo – O livro “Movimentos de Moradia e Sem-Teto em São Paulo”, do sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Edson Miagusko, será lançado hoje (12), às 18h30, na Livraria da Vila, zona oeste de São Paulo. Na publicação, uma análise sobre três movimentos de trabalhadores sem teto que atuavam em São Paulo na década de 1990.

“O que me chama a atenção é que os anos 1990 marcaram a alteração até mesmo da denominação desses movimentos que, antes chamados de movimentos de moradia, passaram a ser identificados como movimento dos sem-teto”, disse Miagusko.

O sociólogo disse que os anos 1990 marcam o avanço do neoliberalismo no Brasil. Com várias políticas de privatização e em meio a uma grande crise, os movimentos ficaram no pêndulo entre a criminalização da sua ação e as políticas de gestão da pobreza. “Por outro lado tem uma mudança no plano do trabalho, da moradia e da sociabilidade, que recoloca a forma de ação desses movimentos. A base social fica alterada no decorrer da década”, disse Miagusko.

Segundo o autor, a criminalização tem um marco chave em 1995, no primeiro ano do governo Fernando Henrique Cardoso, com a greve dos petroleiros. De acordo com o professor, a implantação do neoliberalismo no Brasil foi marcada pela derrota da categoria chave dentro da luta dos trabalhadores: os petroleiros. “Foi com isso que começaram os questionamentos da ação e da legitimidade de vários movimentos sociais e, desde então, tem ficado cada vez mais recorrente e comum criminalizar a ação dos movimentos sociais.”

Ouça aqui a reportagem da Rádio Brasil Atual.