Por negociação, trabalhadores bascos protestam nus em paródia de ‘YMCA’

Mudança de fábrica da Espanha para a Turquia motiva vídeo

Vestidos de cintos e ferramentas, 160 trabalhadores tentam evitar perda de emprego (Foto: Reprodução)

São Paulo – Um protesto de trabalhadores em Galindo, cidade da província basca de Biscaia – Espanha – virou hit entre internautas europeus. Trata-se de um clipe que faz uma paródia do clássico dos anos 1970 “YMCA”, do grupo Village People. O vídeo mostra operários dançando nus em uma fábrica da multinacional suíça Asea Brown Boveri (ABB). Depois, são exibidas imagens de coleta de assinaturas e a mobilização na porta de fábrica.

As partes íntimas dos dançarinos são cobertas apenas por ferramentas ou por efeitos de pós-produção. O protesto é uma forma de criticar a postura da companhia de recusar negociação diante da possibilidade de fechamento iminente da planta.

Há duas semanas, eles reivindicam reuniões com diretores da empresa. Até o momento, não foram recebidos. A aposta no bom humor foi uma forma de chamar a atenção. “O vídeo faz rir, mas a mensagem é séria”, afirmou Jorge Marcos, porta-voz dos trabalhadores, em nota. “O fechamento da fábrica nos deixa sem nada, sem roupa, sem recursos e sem futuro”, disse.

A ABB estaria, segundo os trabalhadores, estudando a possibilidade de fechar a linha de produção em Biscaia, alegando necessidade de reduzir custos. A unidade seria transferida para a Turquia, atraída por mão de obra mais barata. Seriam 160 pessoas sem emprego. “É injustificável que uma empresa que tenha faturado 100 milhões de euros nos últimos três anos deixe toda a linha de produção na rua”, diz a nota, segundo o português Público.

A empresa, dedicada a energia e automação, não se manifestou a respeito. A notícia povoou noticiários de TV na Espanha. A possibilidade de fechar a fábrica foi confirmada, com a informação de que se trata de uma “reestruturação”, justificada pelas “difíceis condições” espanholas.

Assista