IPI maior: ministra defende investimento que crie empregos no país

Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sugeriu que empresários adaptem seus negócios à nova realidade

São Paulo – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, defendeu, perante um grupo de empresários do Lide, o aumento de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que possuem menos de 65% de seus componentes produzidos no país, em nações vizinhas, que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ou no México.

“Nosso objetivo é defender a indústria nacional, esse é um princípio do qual o governo não abrirá mão. O programa Brasil Maior possui uma série de inovações fundamentais para garantir a proteção contra a ação predadora de países e empresas”, explicou Belchior. A decisão é válida pelo menos até dezembro de 2012.

Mediador do debate, João Doria foi porta-voz da chiadeira. “Os importadores são tão empresários quanto os produtores, por pagarem impostos e ter registros no país”, declarou.

Na semana passada, logo após a decisão, uma montadora chinesa que havia anunciado disposição de instalar fábrica no país deu sinais de que desistiria da unidade.

Miriam Belchior citou a economia estável do Brasil como atrativo para as indústrias trazerem suas fábricas. “Nosso país é extremamente atrativo para o investidor estrangeiro, seja financeiro, seja produtivo, portanto, acredito que eles podem adaptar seus planos de negócios para produzirem aqui no Brasil, gerando empregos aqui”, analisou.

A ministra citou ainda o conselho de gestão como fundamental para o debate democrático dentro do governo. “Diferentemente de quem imagina que os empresários estão lá para ensinar o governo como se faz, aquele está sendo um espaço interessante para discussão de gestão pública”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias