Gim Argello renuncia de relatoria do Orçamento e Ideli Salvatti deve assumir posto

Argello é acusado de ter encaminhado emendas favoráveis a empresas fantasmas (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) Brasília – O senador Gim Argello (PTB-DF), relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, acaba de […]

Argello é acusado de ter encaminhado emendas favoráveis a empresas fantasmas (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Brasília – O senador Gim Argello (PTB-DF), relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, acaba de renunciar ao cargo de relator-geral e também seu afastamento definitivo da Comissão Mista de Orçamento (CMO), em ofício dirigido ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), e aos membros da CMO.

O senador tomou a decisão após denúncias de que teria encaminhado emendas orçamentárias para empresas “fantasmas” e para “laranjas”. “Há uma tentativa recorrente de associar esta comissão a suspostas irregularidades na aplicação de verbas públicas. Como parlamentar atento aos meus deveres e obrigações, considero que meu afastamento é uma iniciativa que deve contribuir para não contaminar os bons trabalhos que aqui vêm sendo realizados em prol da sociedade”.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do governo no Congresso Nacional, deverá ser a nova relatora-geral da proposta orçamentária para 2011. A indicação da senadora para substituir Gim Argello, foi feita há pouco pelas lideranças dos partidos da base aliada.

A informação é do vice-líder do governo, deputado Gilmar Machado (PT-MG). Segundo ele, a indicação já foi feita ao presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Waldemir Moka (PMDB-MS), que deverá confirmar o nome de Ideli para a relatoria-geral.

Fonte: Agência Brasil