Ministro que integra Comissão da Verdade passa por cirurgia em São Paulo

Segundo hospital, seu estado é considerado estável; jornalista afirmou antes que situação era 'crítica'

São Paulo – O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também integrante da Comissão Nacional da Verdade, está internado na UTI do Albert Einstein, em São Paulo, recuperando-se de cirurgia abdominal, informou o hospital no início da noite de hoje (5). Segundo o boletim, seu estado de saúde é “estável”. 

O STJ também divulgou nota para informar que Dipp, vice-presidente do tribunal, está internado “em razão de complicações de asma”.

O jornalista Rodrigo Haidar, editor em Brasília da revista eletrônica Consultor Jurídica, disse hoje (5) que Dipp está internadoconsiderado crítico, em consequência de problemas respiratórios. “Dipp foi diagnosticado com pneumonia dupla e exames revelaram um coágulo no pulmão. Na noite de quinta-feira (4/10), o ministro teve problemas intestinais. Hoje, seu quadro é de septicemia — infecção generalizada”, diz Haidar.

Ele relata que, de acordo com pessoas próximas, Dipp teve “melhora substantiva” da noite de ontem (4) para hoje (5), mas seu estado de saúde ainda é grave. O ministro foi internado em 22 de setembro do Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Com o agravamento do caso, foi transferido para São Paulo.

Segundo o jornalista, Dipp mantinha “ritmo alucinante” de trabalho. “Acumulava o cargo do STJ, onde exerce a vice-presidência, com o de ministro do Tribunal Superior Eleitoral, a presidência da Comissão de Reforma do Código Penal do Senado e, recentemente, foi indicado pelo governo federal para compor a Comissão da Verdade. Havia deixado a vice-diretoria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) há poucos meses.”