Lula começa tratamento com grande perspectiva de recuperação

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais e da torcida do Corinthians no domingo (30), durante partida pelo Campeonato Brasileiro (Foto: © […]

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais e da torcida do Corinthians no domingo (30), durante partida pelo Campeonato Brasileiro (Foto: © Leo Barrilari/Frame/Folhapress)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, na manhã desta segunda-feira (31), o tratamento com quimioterapia para um tumor na laringe. Ele chegou ao local às 10h, mas não concedeu entrevistas nem se pronunciou publicamente. O procedimento está preparado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, e deve durar três horas. Lula irá passar a noite internado, para se avaliar eventuais efeitos colaterais.

Cerca de 40 jornalistas amanheceram em frente ao local, aguardando a chegada do paciente. Outras duas sessões serão programadas com intervalos de 20 dias, e é provável que haja reforço, em janeiro, com radioterapia, para assegurar a extinção de células cancerígenas na região da garganta.

No domingo (30), o médico Roberto Kalil Filho afirmou à imprensa que Lula está bem e tranquilo em relação ao diagnóstico que recebeu. Em visita à casa do ex-presidente, em São Bernardo, Kalil disse ter recebido o pedido de que os boletins médicos sobre o estado de saúde de Lula fossem transparentes.

Desde que se confirmou o diagnóstico, Lula recebeu a solidariedade de internautas pelas redes sociais, da presidenta Dilma Rousseff, de chefes de Estado de outras nações, além de uma homenagem durante o jogo entre Corinthians e Avaí pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Uma faixa nas arquibancadas e outra, carregada pelos jogadores do time paulista, do qual Lula é torcedor, manifestaram desejo de recuperação.

Foi a Kalil que Lula reclamou, na quinta-feira (27), durante a comemoração de 66 anos, de rouquidão e incômodo na garganta havia duas semanas. A sugestão do médico, que também é amigo do ex-presidente, foi de realizar uma consulta médica. No dia seguinte, após exames, foi possível se obter o diagnóstico, divulgado oficialmente no sábado (29).

Diante da necessidade de realização de biópsia para avaliar o tumor, Lula permaneceu internado até sábado e passou o domingo (30) em casa. Ao lado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente apareceu na janela de seu apartamento por pelo menos duas vezes, onde jornalistas faziam plantão.

Segundo o médico, em entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o tumor foi constatado em uma fase inicial, e acredita-se que o foco tenha começado a se desenvolver há relativamente pouco tempo. A perspectiva é de recuperação, sem sequelas graves e com qualidade de vida preservada.

O tumor na laringe é um dos mais comuns que acometem a região da cabeça e pescoço. Ele é mais prevalente entre fumantes – e o risco aumenta entre pessoas com hábitos de ingestão de bebidas alcoólicas. Lula conseguiu se livrar do vício do tabagismo no ano passado, segundo Kalil.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias