Protesto consagrado em 2011, churrascão diferenciado ganha versão para ‘cracolândia’

A “cracolândia”, como é conhecido o local que concentra usuários de crack no centro de São Paulo, deve receber a edição do “Churrascão da Gente Diferenciada”, ou simplesmente “Churrascão Diferenciado”, […]

A “cracolândia”, como é conhecido o local que concentra usuários de crack no centro de São Paulo, deve receber a edição do “Churrascão da Gente Diferenciada”, ou simplesmente “Churrascão Diferenciado”, neste sábado (14). A promessa é de um grupo que organiza o evento por meio das redes sociais. Com o lema: “porque na ‘cracolândia’ todo mundo é gente como a gente”, a versão Luz (na região central) do evento convida a população a se mobilizar contra a repressão sofrida pelos usuários.

Na primeira semana deste ano, uma ação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) promoveu a Operação Sufoco, ou Ação Integrada Centro Legal, tentando retirar pessoas que frequentam o local para consumir e comprar a droga. A ação coordenada entre o governo estadual e da prefeitura municipal é criticada por organizações que trabalham com a questão, por optar por uma abordagem de segurança pública em vez de saúde.

As administrações da cidade e do estado, comandadas respectivamente por Gilberto Kassab (PSD) e Geraldo Alckmin (PSDB) estariam interessadas, segundo os organizadores do “Churrascão”, em “higienizar” a área com outros objetivos. Longe de adotar uma política social, eles acusam os governos de promover a ação para favorecer a especulação imobiliária.

O churrasco é organizado por coletivos, grupos e entidades da sociedade civil. A maneira “bem humorada e crítica” de protestar, como é descrito o evento, propõe a reflexão sobre a influência do preconceito e até de racismo por parte das administrações públicas e da elite.

Em maio do ano passado, também em um sábado, a mobilização em torno de um churrasco foi uma forma de protesto, em frente a um shopping na avenida Higienópolis, contra a resistência da população do bairro nobre homônimo à instalação de uma estação de metrô na região. Pressionado, o governo estadual voltou atrás e manteve a construção, parte da futura Linha 6-Laranja do metrô.

Em ambos os episódios, o preconceito surge como alvo. No caso atual, grave por afetar a saúde humana, desperta a necessidade de reação, segundo nota do Coletivo Antiproibionista de São Paulo. “Traga seus instrumentos, cartazes, idéias, alimentos e o que mais achar necessário para tornar agradável neste sábado de protesto e diálogo em defesa de políticas corretas, respeitosas e abrangentes em relação à população de rua”, convida o coletivo.

A página do “Churrascão Diferenciado” no Facebook permite confirmação de presença. Até as 17h40 desta terça-feira (10), 440 pessoas prometeram comparecer.

 

Churrascão da gente diferenciada, versão cracolândia

Sábado, 14 de janeiro, às 16h
Rua Helvétia com Dino Bueno, centro de São Paulo