2023-2026

Petroleiros elegem nova diretoria da FUP, com recorde de mulheres

Chapa unitária foi eleita por unanimidade, reconduzindo Deyvid Bacelar para mais três anos como coordenador-geral da FUP. Quatro mulheres foram eleitas como diretoras titulares

Maria João Palma/FUP
Maria João Palma/FUP
Chapa vencedora representa "diversidade" da categoria, afirmou Bacelar, que foi reeleito

São Paulo – Trabalhadores dos sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) elegeram ontem (3) a nova diretoria da entidade. A eleição ocorreu durante o 19º Congresso Nacional (Confup), realizado no Instituto Cajamar, região metropolitana de São Paulo, em formato híbrido – presencial e por videoconferência. A chapa unitária foi eleita por unanimidade, reconduzindo Deyvid Bacelar à coordenação geral da FUP. O mandato vai até 2026.

Além disso, as mulheres petroleiras aumentaram de oito para nove o número total de vagas na diretoria colegiada. Elas também dobraram a participação na titularidade da diretoria, que passará a ter quatro petroleiras, duas a mais em relação à atual composição.

A chapa eleita é composta por todas as correntes políticas que integram a federação: Articulação Sindical (ArtSind), CUT Socialista e Democrática (CSD), CTB e Resistência Petroleira. Assim, a nova diretoria colegiada representa trabalhadores da ativa e aposentados da Petrobras e do setor privado que prestam serviços à estatal, das cinco regiões do país.

Autonomia e mobilização

Reeleito, Deyvid afirmou que a chapa vencedora expressa não só a diversidade da categoria, mas também o compromisso em manter a independência e autonomia sindical diante dos governos. “Mais do que nunca precisamos fortalecer esse compromisso, pois temos um governo que ajudamos a eleger, mas que é de ampla composição e, portanto, está em permanente disputa”, afirmou. “Sindicato é sindicato, partido é partido e governo é governo”, enfatizou.

Ele destacou que “cabe ao movimento sindical organizar a classe trabalhadora com sabedoria para dar suporte e ao mesmo tempo pressionar o governo, aliando mobilização e diálogo, sem perder de vista que o nosso maior enfrentamento é contra o fascismo”.

A nova diretoria tomou posse logo após a votação e, em seguida, houve a solenidade de abertura do 19º Confup. A mesa contou com as presenças da vice-presidente da CUT, Juvandia Moreira, do presidente da CTB, Adilson Araújo, e do secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, além de representantes de movimentos sociais.

Confira os nomes da nova direção da FUP:


Leia também


Últimas notícias