Transporte

Motoristas e cobradores de ônibus aprovam greve nesta quarta em São Paulo

Sindicato da categoria reclama que, após acordo salarial, empresas “enrolaram” em relação a outros itens da pauta

Sind. Motoristas SP
Sind. Motoristas SP
Assembleia aprova greve de motoristas de ônibus nesta quarta: impasse na negociação

São Paulo – Assembleia realizada na tarde de hoje aprovou greve dos motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista a partir de 0h desta quarta-feira (29). A paralisação, a princípio, será por 24 horas. Segundo o sindicato da categoria (SindMotoristas), mais de 6 mil trabalhadores participaram da assembleia, diante da sede da entidade, no bairro da Liberdade, região central. Eles marcaram nova reunião para a tarde de amanhã, no mesmo local.

De acordo com o sindicato cos motoristas, o motivo da greve é a falta de atendimento a outros itens da pauta de reivindicações, depois de fechado o acordo salarial. São itens como hora de almoço remunerada, participação nos lucros ou resultados (PLR), adequação de nomenclaturas e plano de carreiras do setor de manutenção.

“Já se passaram dois meses das nossas negociações. Mas os patrões mostraram-se intransigentes, pedindo prazos, paciência e protelando decisões”, afirmou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz, o Sorriso. “A categoria está estafada dessa enrolação”, acrescentou.

Na questão econômica, os trabalhadores conseguiram reajuste de 12,47%, índice que corresponde à variação do INPC-IBGE em 12 meses, até a data-base (1º de maio). O aumento vale também para o tíquete-refeição.