Mobilização

Motoristas de São Paulo conseguem acordo e suspendem greve

Reajuste salarial será aplicado retroativamente a maio. Proposta anterior previa pagamento só em outubro

Sindmotoristas SP
Sindmotoristas SP
Greve dos motoristas durou aproximadamente 15 horas

São Paulo – Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo suspenderam a greve iniciada nesta terça-feira (14), depois de acordo entre o sindicato dos trabalhadores (Sindmotoristas) e as empresas. Segundo os sindicalistas, o setor patronal aceitou a principal reivindicação: aplicar o reajuste de 12,47% retroativo à data-base (1º de maio). A proposta anterior previa esse aumento apenas em outubro.

A paralisação durou aproximadamente 15 horas. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) havia marcado para amanhã (15) o julgamento do dissídio coletivo, que já foi suspenso.

Pendências

“Com o reajuste garantido, debateremos outras questões que ainda estão pendentes, como o fim do horário de almoço não remunerado, PLR (participação nos lucros ou resultados) e o pagamento de 100% das horas extras”, disse o presidente do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz, o Sorriso. “Tais assuntos deverão ser debatidos em até cinco dias úteis. Na semana que vem, teremos as pendências concluídas”, acrescentou.

O índice conquistado pelos motoristas e cobradores de São Paulo corresponde à variação do INPC em 12 meses, até abril. Os 12,47% deverão ser aplicados também no tíquete-refeição. O dia parado não será descontado.