Metalúrgicos da Mercedes-Benz, no ABC paulista, retornam ao trabalho

São Paulo – O último grupo dos 1.500 metalúrgicos da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que ainda estava com contratos suspensos retornou ao trabalho ontem (28). […]

São Paulo – O último grupo dos 1.500 metalúrgicos da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que ainda estava com contratos suspensos retornou ao trabalho ontem (28). Eles foram afastados da empresa em maio do ano passado, devido à queda nas vendas de caminhões.

Durante o período de lay-off (suspensão de contratos) os trabalhadores participaram de cursos de profissionalizantes, recebendo salário integral. Em 2012 eles compunham um excedente na empresa, devido à crise na produção de caminhões, que registrou queda de 40% nas vendas.

Para o operador de logística Daniel Silva dos Anjos o período de afastamento foi marcado por muita insegurança. “Foi quase uma eternidade. A gente ficava ansioso e apreensivo sobre o que poderia acontecer. Apesar de termos feito cursos ficávamos sempre esperando voltar ao trabalho”, contou ao Seu Jornal, da TVT.

O montador Thiago do Nascimento vê o retorno ao trabalho como uma vitória. “Demonstra que com uma negociação bem feita é possível manter o emprego, não só aqui na Mercedes, mas em qualquer empresa do Brasil”, declarou à TVT.

O coordenador do Comitê Sindical de Empresa, Aroaldo Oliveira da Silva, concorda.  “As medidas do governo estão fazendo efeito e o mercado de caminhão esta voltando. Todos os trabalhadores estiveram organizados e solidários”, afirmou. 

Para ele, o momento agora é de pensar no futuro da empresa. “Quais vão ser os novos produtos produzidos aqui? E os novos investimentos para que a gente consiga manter a fábrica desse tamanho, com essa complexidade e ter longevidade na planta?”

 

Leia também

Últimas notícias