indústria automobilística

Metalúrgicos da Chery, em Jacareí, completam um mês em greve

Hoje também é realizada a terceira audiência de conciliação com a empresa no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas

Reinaldo Marques

Trabalhadores da Chery: defesa da assinatura da convenção coletiva do setor automotivo pela empresa

São Paulo – Os metalúrgicos da montadora chinesa Chery, em Jacareí, interior paulista, completam hoje (6) um mês em greve. Hoje também é realizada a terceira audiência de conciliação com a empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas, segundo matéria veiculada na TVT.

Os trabalhadores querem que a Chery assine a convenção coletiva do setor automotivo. Na segunda (4), o TRT determinou que a empresa pague os salários, que estavam atrasados desde o dia 30. Essa é considerada uma das mais longas paralisações dos últimos 20 anos na região de São José dos Campos.

O momento não é bom para trabalhadores da indústria automobilística. Ontem (5), mais uma montadora adotou medidas para reduzir a produção. Em São Caetano do Sul, no ABC paulista, a General Motors concedeu licença remunerada por tempo indeterminado a 467 metalúrgicos. Com isso, sobe para mais de 1,3 mil o número de trabalhadores afastados na unidade.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos tiveram queda de 25,19% em abril, em comparação com igual mês do ano passado. De acordo com a entidade, 250 concessionárias foram fechadas nos primeiro quadrimestre deste ano.

Assista à reportagem da TVT: