Com lançamento de mostra, CUT inicia atividades da Semana do Trabalhador

Neste ano, proposta é levantar discussão sobre a relação Brasil-África, com debates, oficinas e manifestações culturais

Eventos do 1º de Maio da CUT têm início nesta segunda (Foto: Divulgação/CUT Nacional)

São Paulo – A comemoração da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o 1º de maio, Dia do Trabalhador, começou nesta segunda-feira (25) com a mostra “Brasil-África: Fortalecendo a luta dos trabalhadores”. Uma série de eventos estende-se durante todos os dias até este domingo (1º), quando ocorrem shows e uma grande manifestação no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo. Entre as atividades, há mesas de discussão, oficinas culturais, exposições, mostra de filmes, apresentações e apreciação da cultura afro-brasileira.

Para a abertura da Mostra de Cinema Brasil & África, estarão presentes na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, o presidente da Fundação dos Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, o cineasta e curador Zózimo Bulbul, o coordenador do Sindicato dos Químicos Osvaldo da Silva Bezerra e o presidente da CUT paulista, Adi dos Santos Lima.

O objetivo do evento neste ano é discutir as relações entre Brasil e África.  “A proposta é ir além da tradicional confraternização entre os trabalhadores que, evidentemente, é importante. Mas dar um primeiro passo para a reflexão sobre nossa condição de país afrodescendente. Somamos, hoje, mais de 90 milhões de afrodescendentes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e essa consciência ainda não está presente na totalidade de nossa população”, disse Adi dos Santos.

O Seminário Sindical Internacional, programado para sexta-feira (29), propõe a discussão do desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. Para a mesa de abertura, está confirmada a presença da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, da ativista prêmio Nobel da Paz Wangari Maathai e da coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, Sônia Auxiliadora.

No final de semana (30 de abril e 1º de maio), ocorrem manifestações culturais, com shows de Mart’nália, Rappin Hood, banda Ilê Ayaê, Chico César e Martinho da Vila, além da presença dos atores Celso Frateschi e Danny Glover. Os homenageados da confraternização serão o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Clique aqui para mais informações.

 

Leia também

Últimas notícias