Assembleia na GM aprova acordo para suspender demissões

  São Paulo – Assembléia com 4 mil trabalhadores da GM de São José dos Campos, no interior paulista, aprovou hoje (7) de manhã a proposta da empresa para suspensão […]

 

São Paulo – Assembléia com 4 mil trabalhadores da GM de São José dos Campos, no interior paulista, aprovou hoje (7) de manhã a proposta da empresa para suspensão das demissões de 1.840 metalúrgicos. Pela proposta, metade desses operários continua na linha de produção e a outra metade entra em “lay-off” – afastamento remunerado para cursos de qualificação. Além disso, tem início amanhã um programa de demissões voluntárias (PDV).

A assembleia reuniu trabalhadores do primeiro e terceiro turnos de todos os setores da GM. Os do segundo turno discutem à tarde, a partir das 14h.

O acordo prevê:

– suspensão imediata das 1.840 demissões programadas pela empresa;

– manutenção de 900 postos de trabalho até 30 de novembro, com a produção de 20 carros Classic por hora;

– abertura de “lay-off” (suspensão do contrato de trabalho) até 30 de novembro para 940 trabalhadores.  O sistema será precedido de 15 dias de férias coletivas;

– abertura de PDV para todo o complexo de São José dos Campos;

–  Sessenta dias de negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a GM para definir como fica a situação dos trabalhadores a partir de dezembro.

Com informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São José