campanhas salariais

Negociação dos comerciários envolve 2,5 milhões de trabalhadores em São Paulo

Com regulamentação da profissão, trabalhadores também reivindicam reconhecimento do cargo na carteira de trabalho

Fecomerciários SP/Divulgação

Luiz Motta (esq), da federação da categoria, entrega pauta a Abram Sjazman, da Fecomércio, em 5 de agosto

São Paulo – Cerca de 2,5 milhões de trabalhadores são representados pela Federação dos Empregados no Comércio no Estado de São Paulo (Fecomerciários) na mesa de negociação. A federação filiada à Força Sindical tem 68 entidades filiadas e negocia a renovação de acordo coletivo com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A entidade patronal congrega 154 sindicatos dos setores de comércio e serviços no Estado de São Paulo.

Com data-base em 1º de setembro, os trabalhadores entregaram a pauta de reivindicações no dia 5 e aguardam um calendário para negociações.

A profissão de comerciário foi regulamentada no último dia 15 de março, com a Lei 12.790. Na primeira campanha salarial após a regulamentação, os trabalhadores reivindicam o reconhecimento do cargo comerciário em carteira de trabalho.

Também exigem o cumprimento da lei para a jornada de trabalho de 44 horas semanais, além da admissão da jornada de 6 horas para o trabalho realizado em turnos de revezamento, sendo vedada a atuação do mesmo empregado em mais de um turno.